Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/01/2010 - 15h11

Crise é grande chance para pequenos empresários, aponta estudo

da Deutsche Welle, na Alemanha

Mais de 200 mil pequenas empresas abriram na Alemanha em 2009. Crise financeira é chance para empresariado criativo, confirma instituto de pesquisa. O que não significa que a economia esteja recuperada da crise.

Pomeranza, uma encantadora lojinha em Berlim, se autointitula "rancho de design". Ela vende objetos úteis e projetados com carinho por designers independentes de todo o mundo, incluindo relógios, bolsas e utensílios domésticos. Curiosamente, Pomeranza abriu em plena crise financeira, da mesma forma que uma série de outras lojas chiques no bairro da moda Prenzlauer Berg.

As proprietárias Sabine Bulkeley e Janet Tempel estão orgulhosíssimas de seu sucesso. "Pois cada produto tem sua historinha própria, algo que realmente nos deixa feliz", comentou Sabine à Deutsche Welle. "Isso faz parte da atmosfera aqui. Muita gente entra e pergunta: 'Puxa, que lindo! Onde é que vocês acharam isso?' e 'O que é isso?' e 'Para que serve?'."

 

Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade