Reuters
29/11/2002 - 10h36

Testes suíços levantam suspeitas sobre gravação de Bin Laden

da Reuters, em Paris

Especialistas suíços disseram acreditar que uma fita de áudio com a suposta voz de Osama bin Laden, divulgada neste mês, poderia ser falsa, após compararem o material com quase duas horas de gravações autênticas do líder da rede terrorista Al Qaeda.

"A voz poderia ser de Bin Laden mas também poderia não ser. Poderia ser de um impostor, mas é necessário ser prudente", disse o pesquisador Samy Bengio.

As descobertas, feitas pelo respeitado centro de pesquisas suíço Idiap (Instituto de Percepção de Inteligência Artificial Dalle Molle), vão de encontro ao relatório das agências de inteligência americanas, que afirmaram ter quase certeza de que a voz gravada era de Bin Laden, acusado de liderar os ataques de 11 de setembro de 2001 nos EUA, que deixaram cerca de 3.000 mortos.

A pedido da rede de TV francesa France 2, o Idiap comparou a fita de áudio, divulgada pela rede de TV Al Jazeera, do Qatar, com cerca de 20 gravações autênticas do terrorista saudita.

O professor do Idiap Herve Boulard concluiu que todas as vozes exceto a que consta na fita divulgada este mês pertencem a mesma pessoa. O professor disse ter usado nas comparações um software cuja margem de erro nas análises é de 5%, segundo a France 2.

Os resultados deveriam ser tratados com cautela, afirmou Bengio á rádio suíça RSR.

"Para que a conclusão fosse irrefutável, seria preciso ter cerca de cem gravações da voz de Bin Laden. Havia apenas 20 delas e de péssima qualidade", disse.

Outros destaques:
  •  Italianos criticam expulsão de padre que apóia gays e desempregados

  •  Portugal investiga denúncia de pedofilia em instituição

  •  Justiça pode derrubar hoje referendo na Venezuela

  •  Marcado referendo para fevereiro na Venezuela; governo protesta

  •  Testes suíços levantam suspeitas sobre gravação de Bin Laden

  •  Soldado russo sob efeito de droga mata oito colegas

  •  Bomba explode em universidade de Katmandu sem causar vítimas


  • Leia mais notícias de Mundo

    Leia mais sobre a guerra contra o terrorismo

     

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca