Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2002 - 11h26

Soldado russo sob efeito de droga mata oito colegas

da Folha Online

Um soldado russo sob efeito de substâncias narcóticas abriu fogo contra colegas, deixando oito mortos e três feridos na fronteira com a Geórgia ontem à noite, disseram hoje oficiais do Exército russo.

O soldado, identificado como Denis Solovyov, abriu fogo com seu fuzil Kalashnikov contra uma barraca onde 11 colegas descansavam do trabalho de patrulha da fronteira com a Geórgia, nas montanhas do Cáucaso.



O coronel Yuri Kolodkin afirmou que uma investigação preliminar indicava que Solovyov estava sob intoxicação de substâncias narcóticas.

Outros oficiais, que pediram para não ser identificados, disseram que Solovyov teria ingerido, antes do tiroteio, cogumelos alucinógenos, que crescem nos pastos da região.

Os cogumelos alucinógenos, também conhecidos como "cogumelos mágicos" contêm traços de drogas poderosas. Em grandes quantidades, podem ter efeitos comparáveis ao LSD, uma das mais potentes drogas psicoativas conhecidas.

Os guardas de fronteira não deram informações sobre o número de vítimas, mas a agência de notícias russa Itar-Tass disse que, segundo autoridades russas, o tiroteio deixou oito soldados mortos e seis feridos.

Segundo os guardas, Solovyov foi preso imediatamente no local do incidente, enquanto o chefe da equipe na região do Cáucaso Norte chegou ao posto da fronteira para iniciar uma investigação.

A fronteira russa no Cáucaso tem um rígido sistema de segurança, com uma alta concentração de soldados e postos. Segundo o Exército da Rússia, militantes tchetchenos usam a fronteira para entrar e sair da vizinha Geórgia.

Tiroteios, deserções e suicídios são frequentes no Exército da Rússia, cujos soldados enfrentam problemas como indisciplina, depressão e baixos salários. Todos os homens entre 18 e 27 anos são obrigados a cumprir dois anos de serviço militar na Rússia.


Com agências internacionais

Outros destaques:
  •  Italianos criticam expulsão de padre que apóia gays e desempregados

  •  Portugal investiga denúncia de pedofilia em instituição

  •  Justiça pode derrubar hoje referendo na Venezuela

  •  Marcado referendo para fevereiro na Venezuela; governo protesta

  •  Testes suíços levantam suspeitas sobre gravação de Bin Laden

  •  Bomba explode em universidade de Katmandu sem causar vítimas


  • Leia mais notícias de Mundo
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade