Reuters
04/12/2002 - 09h26

Duas bombas são achadas em rede de lojas na Holanda

da Reuters, em Amsterdã

A polícia interditou hoje dez lojas de móveis Ikea na Holanda e explodiu um pacote suspeito depois que ao menos duas bombas foram encontradas em filiais da maior rede do gênero no mundo.

Todas as lojas holandesas da Ikea foram fechadas e seus 4.000 empregados ficaram em casa após a descoberta de dispositivos explosivos em suas instalações em Amsterdã e Sliedrecht, no sudoeste do país. Os dispositivos foram explodidos ontem, disse uma porta-voz da empresa.

"É horrível que isto esteja acontecendo", disse a porta-voz Helen van Trearum. "Decidimos com a polícia que, por motivos de segurança, as lojas da companhia na Holanda ficariam fechadas hoje."

O escritório da agência de notícias holandesa ANP em Rijswijk, perto de Haia, também foi esvaziado depois que a polícia recebeu um alerta de que uma bomba poderia ter sido plantada no prédio.

As lojas Ikea estavam se preparando para um grande número de compradores nas semanas que antecedem o feriado do Natal. Funcionários da Ikea em Amsterdã acabaram sendo barrados na porta da loja e impedidos de trabalhar.

Autoridades holandesas afirmaram que não há razão para se suspeitar de uma ligação com terrorismo. "Não há indícios disso. Queremos enfaticamente negar esta idéia", disse uma porta-voz do Ministério da Justiça à ANP.

A polícia declarou que as bombas foram levadas a postos policias para ser detonadas. A que foi encontrada em Sliedrecht explodiu em um posto policial local, deixando dois policiais levemente feridos.

Não há ainda informação da polícia de como os avisos teriam sido recebidos.

A Ikea, que começou em um pequeno vilarejo rural sueco em 1943, tem lojas em mais de 30 países e vende produtos que incluem camas, sofás, equipamentos de cozinha e iluminação.

Outros destaques:
  •  Venezuela enfrenta terceiro dia de greve geral contra Chávez

  •  Concorde perde parte do leme durante vôo de Londres a Nova York

  •  Incêndios florestais destroem casas e assustam australianos

  •  Iraque faz primeiras críticas a inspeções de armas da ONU

  •  Nova acusação de estupro causa mal-estar entre Japão e EUA

  •  Produtos dos EUA viram alvo de boicote muçulmano na Austrália

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca