Reuters
13/02/2003 - 09h30

Otan chegará a acordo sobre Turquia até sábado, diz Alemanha

da Reuters, em Berlim

O ministro da Defesa alemão, Peter Struck, declarou hoje que a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) romperia o impasse sobre planos de proteger a Turquia no caso de uma guerra no Iraque até sábado (15), no máximo, depois que os inspetores de armas tiverem apresentado seu relatório à ONU.

A Otan passa por uma das piores crises de seus 53 anos de história desde que França, Alemanha e Bélgica rejeitaram na segunda-feira (10) uma proposta de começar o planejamento para a proteção da Turquia.

Eles se recusaram a aceitar discutir o assunto ao menos até que os inspetores-chefes Hans Blix e Mohamed ElBaradei apresentem suas conclusões ao Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), amanhã.



O Iraque aceitou de forma incondicional a nova resolução da ONU, chamada de resolução 1441, aprovada por unanimidade pelo Conselho de Segurança no dia 8 de novembro.

A resolução 1441 determinou a entrada de inspetores de armas no Iraque, com acesso ilimitado a todo e qualquer local suspeito de produzir armas químicas, biológicas ou nucleares -inclusive os palácios do governo iraquiano. Caso contrário, o Iraque enfrentará "sérias consequências".

Até o momento, os inspetores de armas não encontraram nenhum tipo de prova contra o Iraque, embora tenham afirmado no dia (27), por meio do chefe do grupo, Hans Blix, que o país não estava cooperando tanto quanto deveria.

Na quarta-feira (5), citando informações de inteligência, Powell disse ao Conselho de Segurança da ONU que o Iraque tem escondido dos inspetores de armas da entidade equipamentos de seus supostos programas de armamentos químicos, biológicos e nucleares. Como prova de suas acusações, Powell apresentou fotos feitas por satélites e trechos de gravações que teriam sido captadas de conversas entre oficiais iraquianos.

Ontem, os inspetores de armas disseram ter encontrado mísseis com alcance superior a 150 quilômetros permitidos por resoluções do Conselho de Segurança da ONU. O fato alimenta as ações diplomáticas dos EUA para conseguir apoio internacional para intervenção militar contra o Iraque.

Amanhã, os inspetores-chefes da ONU, Blix e Mohamed ElBaradei, entregam ao Conselho de Segurança um novo relatório sobre as inspeções no Iraque.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Coréia do Norte diz que seus mísseis atingem EUA
  • Japão ameaça tacar Coréia do Norte
  • Otan resolve caso Turquia até sábado, diz Alemanha
  • Ataque ao Iraque violaria direito internacional
  • ONG elogia Bélgica por manter ação contra Sharon
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca