Folha Online sinapse  
24/09/2002 - 02h56

Veja a opinião de leitores sobre o "Folha Sinapse"

da Folha de S.Paulo

Leia abaixo algumas cartas sobre o Folha Sinapse. Para enviar seu comentário por correio, escreva para al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP. Mande seu fax para o tel. 0/xx/11/3224-3362. Por e-mail, escreva para o folhasinapse@folha.com.br. Coloque sempre nome completo, endereço e telefone.

SINAPSE

Sinapse! Como um bom prato de comida: atraente, gostoso e que sustenta. Adorei o guia sobre o cavaleiro da triste figura e a matéria sobre a ditadura destra. Sensibilizei-me e identifiquei-me lendo o depoimento de Nicolau Sevcenko. Canhotos do mundo, uni-vos!
Aldrin Iglésias
São Paulo, SP

Sou leitor assíduo deste jornal, mesmo morando em Minas. Sempre achei a Folha o melhor jornal, ainda mais agora que lançou o caderno Sinapse. É isso que os leitores querem: novos conhecimentos.
Emerson Teruaki Mochizuki
Lavras, MG

Sinto-me na obrigação de agradecer à Folha pela iniciativa de me proporcionar uma nova amizade, que oxalá seja grande. Obrigado por ter criado esse novo caderno. A presença de pessoas com a sabedoria de Frei Betto, Rubem Alves e outros intelectuais e estudiosos se faz providencial para o sucesso de tal investida.
Márcio R. N. da Silva
Campo Largo, PR

LÍNGUA

Uma lição de vida no Folha Sinapse, a reportagem "O saber que o diploma encerra", da primeira edição. Mais uma surpresa com o segundo número. A reportagem "Não basta falar a língua" nos deixa perplexos com o nosso sistema de ensino. O NFolha Sinapse deveria virar semanal.
Paulo Augusto Breseghelo Braun
São José do Rio Preto,SP

PROFESSORES

A respeito do Projeto Veredas, que acontece em Minas Gerais, gostaria de esclarecer que cada tutor acompanha uma média de 15 alunos, podendo, assim, dar um atendimento quase individualizado, criando laços de amizade e companheirismo com os alunos. É uma experiência fantástica, de muito aprendizado e muitas trocas.
Leila Maria S. Pádua Andrade
Tutora do Projeto Veredas, Passos, MG

RUBEM ALVES

Excelente artigo de Rubem Alves. Gostaria que ele soubesse que os professores ainda preferem uma escola sem alunos. Crianças, adolescentes e mesmo adultos, ou seja, gente, em geral, dá muito trabalho, é complicada. Ora, ora, as pessoas são muito diferentes umas das outras. Assim sendo, para trabalhar com elas, é preciso ser principalmente muito criativo, inovar sempre, entender, não ter preconceitos etc.
Martha Abu-Jamra Varella Pantaleão
São Paulo, SP

Magistral o artigo do Rubem Alves. É realmente sintomático e relevante o grau de indiferença dos professores brasileiros com seus alunos. Se esses mestres ao menos se dão ao capricho de conversar sobre assuntos que envolvam, mesmo que indiretamente, os alunos, os docentes de nossas melhores universidades têm como meta a qualidade e a quantidade de trabalhos de pesquisa e alijam de sua preocupação o exercício de aperfeiçoamento didático e o cuidado em contribuir para a formação de seus futuros pares.
Roberto Luiz Corcioli Filho
Graduando da Faculdade de Direito da USP, São Paulo, SP

Com muita indignação li seu artigo publicado no segundo número do caderno Sinapse. Sendo educador, imaginava que conhecesse bem os ambientes escolares. Suponho que conheça. Então, só posso concluir que faz muito tempo que só ouve falar, mas, de fato, não imagina o que é ser professor nos dias atuais. Há muitos professores hoje, sobretudo na rede pública estadual, que têm muitas histórias e relatos a fazer e ainda se interessam e lutam pelas causas de seus alunos, mas, infelizmente, nunca encontraram o senhor em um trem.
Rosângela de Lima
Professora de educação especial na Escola Estadual Alfredo Paulino, São Paulo, SP

CAPA

Parabéns à Folha pelo Sinapse! Todos os assuntos são de interesse, e a reportagem "Cérebro exposto" é sensacional. O caderno é didático, de fácil leitura e interessantíssimo. O teste de espanhol, muito oportuno. Enfim, a diversidade de assuntos e o modo de tratá-los são a marca de um grande jornal.
Maria José Uchôa Alves Lima
São Paulo, SP

PERFIL

Importante o trabalho de John Forgách na selva, mas precisamos reverter o caos nos grandes centros também. Quem sabe ele seja o caminho?
Lúcia Costa
São Paulo, SP

Esta seção se reserva o direito de publicar apenas trechos de cartas.

Leia mais cartas sobre o "Folha Sinapse".

     

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).