Folha Online sinapse  
29/10/2002 - 02h40

Veja a opinião de leitores sobre o "Folha Sinapse"

da Folha de S.Paulo

Leia abaixo algumas cartas sobre o Folha Sinapse. Para enviar seu comentário por correio, escreva para al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP. Mande seu fax para o tel. 0/xx/11/3224-3362. Por e-mail, escreva para o folhasinapse@folha.com.br. Coloque sempre nome completo, endereço e telefone.

LEITURAS CRUZADAS

Parabéns pelo excelente artigo "Caldo inaugura a história do restaurante". Um excelente trabalho que nos motiva a ler as obras recomendadas.
Gilmar Barreto
Campinas, SP

CAPA

A ideologia dominante nas propostas didáticas musicais, inclusive na reportagem, continua colocando a "música clássica" como objetivo final a ser atingido. E a "leitura de partituras" comprova essa premissa. Muito da música popular praticada no Brasil prescinde de uma escrita. Trocando em miúdos, faltou o "outro lado" do assunto. O que foi equivocadamente colocado como oposição (as "novas" propostas pedagógicas e as "velhas") não passam de mascaramentos. O perigo ­da música e de outras artes se tornarem "úteis"­ é que esses últimos redutos de tolerância e de diversidade sejam abafados pela descoberta das suas "utilidades", e passem a ser mais uma das atividades homogenizadoras e excludentes com as quais já nos familiarizamos.
Jorge Luiz Schroeder
Campinas, SP

PERFIL

Li atentamente a reportagem sobre Fernando Reinach. Gostaria de parabenizá-lo pelo Projeto Genoma.
Wilson Pereira Sutti
São Paulo, SP

INTELIGÊNCIAS

Assim como o universo é uma grande rede de integração, o nosso cérebro, através das sinapses, também o é. Nossas relações e ações humanas também interagem no meio em que vivemos, queiramos ou não. Mas a grande integração começou há muito, e somente os corações puros começaram a escutar a melodia. Por isso, será impossível que um computador capte essas ondas de mudança [tema abordado por Gilson Schwartz], já que funciona com memória binária.
Maria Consuelo
São Paulo, SP

SINAPSE

Num mercado cada vez mais acirrado com tantas marcas e promessas iguais, o relacionamento é fator primordial para fidelização. Relacionamento não se faz da noite para o dia. Portanto, quero agradecer intensamente a Folha por mais uma contribuição singular ao mercado, por meio do caderno Sinapse. Iniciativa como essa reflete a seriedade e compromisso a seu público.
Ernani J. Alves
São Paulo, SP

COLÉGIOS UWC

Gostaria que abordassem mais temas como o da reportagem "Aprendizado pela diferença". Reportagens como essa são de real importância para leitores jovens, como eu.
Ana Paula Ribeiro
Monte Alto, SP

RUBEM ALVES

Adorei o artigo intitulado "Perguntas de criança", do educador e psicanalista Rubem Alves. Vida longa ao Sinapse.
Elvis Gomes
Divinópolis, MG

O colunista Rubem Alves que tome cuidado com a crítica a instituições escolares. Cuidado é uma arte, e não uma ciência. Quem nomeia uma classe já está fora da classe ­Russel ensina­ e tanto mais quem a critica. "A pergunta é mais importante que a resposta" já virou chavão, palavra de ordem, pois uma afirmação repetida mais de uma vez já se institucionalizou. Mas o artigo dele é bom.
Nicoletta Padovani
Belo Horizonte, MG

Sinceramente, os textos de Rubem Alves fazem fluir dentro de mim "rios de água viva". Sua casa (no site) é um sonho.
Ivani Maria de Souza
São Paulo, SP

FILOSOFIA PARA CRIANÇAS

Parabéns pela reportagem "Quando os pequenos pensam grande". No entanto, achei que a matéria "escorregou" ao nos privar dos contatos e de mais detalhes sobre as instituições que cuidam desse trabalho.
Rosane Araujo
São Paulo, SP

Esta seção se reserva o direito de publicar apenas trechos de cartas.

Leia mais cartas sobre o "Folha Sinapse".

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).