Folha Online sinapse  
25/03/2003 - 02h56

Veja gabarito do teste sobre o universo

CÁSSIO LEITE VIEIRA
especial para a Folha de S.Paulo

Veja abaixo o gabarito do teste da edição de março de 2003 do Folha Sinapse.

1.B) Assim como outros tipos de radiação eletromagnética (ondas de rádio, microondas, infravermelho, ultravioleta, raios X e raios gama), a luz se propaga a aproximadamente 300 mil quilômetros por segundo no vácuo.

2.C) Big Bang é o termo popular para o evento (ou explosão) que deu início ao universo há cerca de 14 bilhões de anos. Em termos de temperatura, pressão e densidade, suas condições são insuperáveis por qualquer outro fenômeno que tenha existido até hoje e estão longe de serem reproduzidas em laboratório.

3.A) Diferentemente das ondas eletromagnéticas (microondas, luz visível, raios X etc.), que têm a capacidade de se propagar no vácuo, o som é uma onda mecânica e, assim, precisa de um meio material para se propagar. A velocidade do som, no ar, é de aproximadamente 330 metros por segundo.

4.C) Ano-luz é uma medida de distância muito usada em astronomia. Equivale a cerca de 9,5 trilhões de quilômetros, ou seja, à distância que a luz, viajando a 300 mil quilômetros por segundo, percorre em um ano.

5.D) Apesar de a matéria ser formada por átomos, essa entidade é praticamente um grande vazio, tendo praticamente toda a sua massa (99,9% dela) concentrada em seu núcleo.

6.C) Tanto o calor (ou radiação infravermelha) como as microondas são ondas eletromagnéticas (ou radiações eletromagnéticas). O que basicamente diferencia esses tipos de radiação é a frequência, ou seja, quantas vezes essas ondas oscilam a cada segundo.

7.B) O Sistema Solar ocupa uma posição sem destaque em um dos braços (extremidades) da Via Láctea, a galáxia que o abriga. Basicamente, o Sistema Solar é formado pelo Sol, pelos nove planetas e por seus satélites, além de cometas, asteróides e outros tipos de material interplanetário.

8.B) São quatro as forças (ou interações, como preferem os físicos) fundamentais da natureza conhecidas até hoje: gravitacional, eletromagnética, forte e fraca, sendo que estas duas atuam mais significativamente nas dimensões do núcleo atômico.

9.A) Hoje, com bases em resultados considerados precisos, criou-se um consenso em torno de 14 bilhões de anos, aproximadamente o triplo da idade da Terra.

10.C) Apesar dos avanços das pesquisas sobre computadores quânticos (máquinas baseadas nas propriedades físicas de átomos e moléculas que seriam impensavelmente mais velozes que o mais veloz dos computadores atuais), esses artefatos ainda não são realidade. Nem as outras opções. Os únicos a existir são os aceleradores de partículas, que já estão funcionando há décadas. Eles são construídos para estudar a estrutura mais íntima da matéria.

     

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).