Folha Online sinapse  
27/05/2003 - 02h30

Veja o gabarito do teste sobre política ambiental

CLAUDIO ANGELO
Editor-assistente de Ciência da Folha de S.Paulo

Veja abaixo as respostas do teste sobre política ambiental, publicado na edição de maio de 2003 do Folha Sinapse. Para fazer o teste, clique aqui.

1. c) A mata atlântica e o cerrado são consideradas regiões prioritárias pelo alto número de espécies e pelo alto grau de ameaça a que estão sujeitas —da mata atlântica, por exemplo, só restam 7%.

2. a) Apesar de ter sofrido pressão de caça, sobretudo na década de 70, o jacaré-do-pantanal (Caiman crocodilus yacare) não está nas listas de ameaçados da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Sua população é estimada em 3,5 milhões de indivíduos. Também saíram da lista o jacaré-açu (Melanosuchus niger) e o jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris).

3. b) Perto dos 5 milhões de quilômetros quadrados da Amazônia Legal, parece pouca coisa. Mas a devastação, sobretudo pela transformação de floresta em pasto e lavoura, já consumiu o equivalente a 16 Dinamarcas.

4. a) Nenhum compromisso ambiental internacional sério foi assumido na Rio +10. A proposta brasileira de elevar a meta de energias renováveis no mundo para 10% em 2010 foi derrubada pelos EUA e pelos países árabes. Os EUA também tentaram rever vários princípios estabelecidos na Eco-92, no Rio, como o de que os países ricos têm de pagar a maior parte da conta do estrago ambiental no planeta.

5. c) Engana-se quem pensa que o aquecimento global, projetado para até 5,8oC em 2100, é causado exclusivamente por atividades humanas. Não é possível explicar o aquecimento sem incluir fatores naturais, como variações na radiação solar. Mas a queima de combustíveis fósseis, como petróleo e derivados, especialmente pelos países desenvolvidos, é seu principal fator agravador.

6. b) A Guerra do Golfo foi, de longe, o pior desastre com óleo da história. Deliberadamente, Saddam Hussein lançou 900 mil toneladas de óleo dos campos kuaitianos nas águas do golfo Pérsico, mais de 20 vezes a quantidade derramada no Alasca pelo célebre petroleiro Exxon Valdez.

7. c) Durante a Guerra Fria, a preocupação com testes nucleares e a instalação de usinas atômicas provocou o surgimento do movimento ambientalista. O Partido Verde alemão surgiu em protesto contra uma usina nuclear, nos anos 60, e o Greenpeace surgiu em 1971, para protestar contra testes de bombas nucleares no Alasca.

8. a) Menos de 3% da água do planeta está disponível para o consumo humano. Poluição e uso irracional fizeram com que boa parte dela chegasse a níveis críticos em parte da África, na Índia e no Oriente Médio. Em 2025, estima-se que 4 bilhões de pessoas enfrentarão escassez.

9. b) O acordo de Kyoto não pretende, sozinho, reverter o efeito estufa. Seu objetivo é fazer com que os países industrializados comecem a trabalhar para usar menos combustíveis fósseis no futuro e evitar que os países subdesenvolvidos sigam a mesma trilha de desenvolvimento "sujo".

10. d) Apesar de madeiras como o mogno alcançarem bons preços no exterior, estima-se que 80% da madeira da Amazônia seja vendida no mercado interno —e 80% dela é ilegal.

     

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).