Folha Online sinapse  
24/06/2003 - 03h21

Gilberto Dimenstein: O anonimato de José Serra

GILBERTO DIMENSTEIN
Colunista da Folha de S.Paulo

As derrotas na política foram um dos principais estímulos ao desenvolvimento intelectual de José Serra. O regime militar fez com que estudasse economia fora do Brasil, colocando-o em contato com centros de excelência. Por causa da derrota na disputa presidencial do ano passado, está agora tirando um período sabático em Princeton, nos Estados Unidos, onde se dedica a estudar teorias de desenvolvimento. "São paradas estratégicas de reflexão", diz.

Matangra
Para José Serra, sair do cotidiano do fazer e dedicar-se à reflexão, longe das referências habituais, deveria estar no plano de qualquer um que deseja progredir intelectual e profissionalmente. Desde que voltou ao Brasil, no início da década de 80, esteve ininterruptamente próximo dos núcleos de poder no Legislativo ou em cargos executivos públicos.

"Toda aquela correria se torna, muitas vezes, alienante." São nessas paradas estratégicas, forçadas ou não, que, segundo ele, pode-se repensar com profundidade o que fazemos e, mais, o que somos.

Passar um tempo no exterior fornece "saudáveis aulas de anonimato". "Voltamos a viver uma vida comum, fazendo compras, indo ao cinema, ao teatro e ao supermercado, sem que ninguém nos conheça. Aterrissamos no mundo normal." Daí se vai saindo do casulo alienante do poder.

Ele diz que não sabe exatamente como será, quando voltar, sua política. Diz que sabe o que não quer: não quer, por exemplo, ser candidato à Prefeitura de São Paulo, apesar das pressões de seu partido, o PSDB, a começar do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Estão nos seus planos voltar a escrever, dar aulas na universidade e deixar o saudável anonimato apenas para as paradas estratégicas no exterior. Embora não admita, ainda sonha com a Presidência da República.

Gilberto Dimenstein, 46, é jornalista. Acaba de lançar o livro "Fomos Maus Alunos" (Papirus), escrito com o educador e psicanalista Rubem Alves. É membro do Conselho Editorial da Folha e presidente do conselho pedagógico da revista "Educação".
E-mail: gdimen@uol.com.br

     

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).