Folha Online sinapse  
28/10/2003 - 02h44

Em tempo: Tratado de Petrópolis, Aldous Huxley e União Européia

free-lance para a Folha de S.Paulo

Há 100 anos
17 de novembro de 1903

Brasil e Bolívia assinam o Tratado de Petrópolis, que consolida a transferência, para o Brasil, da região do Acre. Interessante economicamente por seus seringais, o Acre atraiu colonos brasileiros a partir de meados do século 19. Nos últimos anos desse século, quando o governo boliviano passou a demonstrar interesse na região, o Acre foi objeto de uma série de desencontros diplomáticos: o governo brasileiro, que reconhecia o território como boliviano, só passou a reivindicá-lo à época da terceira proclamação da República do Acre, em janeiro de 1903. O acordo exigiu do Brasil a cessão partes do Mato Grosso, a construção da ferrovia Madeira-Mamoré e o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas.
Saiba mais:
http://assisbrasil.org/tratado.html
www.vfco.com.br/ferrovias/efmm/tratPetrop.htm

Há 40 anos
22 de novembro de 1963

Aos 69 anos, morre o escritor inglês Aldous Leonard Huxley, autor de 47 livros, entre romances, peças, ensaios e poemas. Huxley iniciou sua carreira literária em Oxford, onde conheceu autores como Bertrand Russell e D.H. Lawrence. O autor se mudou para os EUA em 1937 e, a partir daí, passou grande parte da vida em Hollywood, onde se tornou roteirista de cinema. Nos anos 50, tornou-se famoso pelo seu interesse em drogas como mescalina e LSD. Em seu livro mais célebre, "Admirável Mundo Novo" (1931), Huxley fala de uma droga chamada "soma", cujos efeitos, hoje, são comparados aos do ecstasy. O autor morreu no mesmo dia em que foi assassinado o então presidente americano, John Kennedy.
Saiba mais:
"Admirável Mundo Novo" (Globo, 318 págs., R$ 10)
http://somaweb.org/w/huxbio.html

Há 10 anos
1º de novembro de 1993

Passa a existir a União Européia, mais recente estágio do processo de integração da Europa, com a entrada em vigor do Tratado de Maastricht, assinado na Holanda em 7 de fevereiro de 1992. Dessa forma, assuntos como política externa e relações trabalhistas passaram a ser determinados em conjunto por 12 países —hoje, são 15; em maio de 2004, serão 25. A UE é baseada em três pilares: 1) as comunidades européias, com políticas comuns em 17 áreas; 2) a política externa e de segurança comum; 3) a cooperação policial e judiciária. Cada país abdicou de um pouco de sua soberania em favor de um órgão supranacional, possibilitando, por exemplo, a criação da uma moeda única, o euro, em 1999.
Saiba mais:
http://europa.eu.int/inst-pt.htm

     

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).