Folha Online sinapse  
25/11/2003 - 02h32

Veja a opinião de leitores do Folha Sinapse

da Folha de S.Paulo

Leia abaixo algumas cartas sobre o Folha Sinapse. Para enviar seu comentário por correio, escreva para al. Barão de Limeira, 425, 8º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP. Mande seu fax para o tel. 0/xx/11/3224-3362. Por e-mail, escreva para o folhasinapse@folha.com.br. Coloque sempre nome completo, endereço e telefone.

Capa
Gostaria de parabenizar o Sinapse pela reportagem "Nem Freud nem Prozac". Fiquei fascinada pela proposta do neuropsiquiatra David Servan-Schreiber.
Magda S.C. Pearson
São Paulo, SP

Lendo a reportagem de Fernando Eichenberg, pude compreender melhor a hipnose, quando isso foi relacionado ao movimento espontâneo dos olhos durante o sono. Depois, percebi que, durante a leitura, fazia esse mesmo movimento de olhos. Não conheço nenhum trabalho que o comprove, mas deduzi que a leitura pode facilitar mais a compreensão da informação, uma vez que o movimento ocular "abre os canais de livre associação entre várias áreas de pensamento, disparando a 'digestão' de informação".
Caroline Theml Pinto
São Paulo, SP

Enem
O governo pode e deve mudar o que realmente é necessário, mas sem nenhuma vaidade. O importante não é quem fez, mas se está funcionando. Não podemos deixar que pensamentos retrógrados de poucos sirvam de obstáculos para o prosseguimento da pesquisa. O Enem aponta as falhas de redação, comprovando que o nosso método de ensino está ultrapassado.
Marcia Giorni
São Paulo, SP

Excelente o artigo do professor José Luís Landeira. Seria muito bom se vários professores tivessem o mesmo pensamento.
Maria Stella Massonetto
São Paulo, SP

Sabor do Saber
Mais uma vez o educador Rubem Alves expõe lindas idéias em relação ao ensino, caso ocorresse a extinção dos vestibulares. Entretanto, sua sugestão de sorteio, embora evitasse "a opção preferencial pelos ricos", privilegiaria a sorte de cada um, juntando pessoas com competências e habilidades diferentes, o que tornaria o curso superior em um inferno. Só há uma saída: a criação de um vestibular único pelo MEC, privilegiando a interpretação e eliminando a "decoreba".
Olímpio Rudinin Vissoto Leite
Santos, SP

Ao ler as colunas de Rubem Alves, nota-se quão frágil é nosso sistema educacional. Porém não está falido e sem esperanças como alguns afirmam. Necessário é que cada parte da sociedade assuma a responsabilidade pelo fracasso da educação. Pais devem participar mais ativamente do aprendizado dos alunos. Educadores e pedagogos devem rever os planejamentos feitos, para que os alunos tenham prazer em aprender. Já o governo deve prover instalações que dêem condições de aprendizado. Todos esses problemas formam um círculo vicioso em que ninguém quer assumir a responsabilidade, e todos empurram a culpa para outros.
Ricardo do Amaral
São Paulo, SP

Caminho das Pedras
O repórter Fabio Cypriano parece desconhecer que o maior acervo do mundo do pintor Candido Portinari está na matriz do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, em Batatais. Desconhecer as obras da matriz que eternizou o seu nome como pintor é desmerecer o próprio artigo do autor, porque torna-se incompleto.
Eloy Pupin
Batatais, SP

Causou-me estranheza que o Sinapse, ao apresentar um roteiro para o conhecimento do conjunto da obra de Portinari, não tenha recomendado uma visita à igreja matriz de Batatais. Isso, porém, não é motivo para não parabenizar a Folha de S.Paulo por mais esse excelente encarte.
Vera Lúcia Campesi Lazzarini
São José dos Campos, SP

Esta seção se reserva o direito de publicar apenas trechos de cartas.

Leia mais cartas sobre o Folha Sinapse.

     

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).