Folha Online sinapse  
25/11/2003 - 02h34

Em Tempo: Edvard Munch, irmãos Wright, convenção ortográfica

da Folha de S.Paulo

Há 140 anos
12 de dezembro de 1863

Em Loten, na Noruega, nasce o pintor expressionista Edvard Munch, que baseou parte de sua obra em experiências traumáticas próprias —na infância, por exemplo, viu a mãe e a irmã morrerem por tuberculose, e isso motivou o quadro "A Criança Doente" (1881-86). No ano da realização de seu principal quadro, "O Grito" (1893), Munch teve sua primeira grande exposição, em Berlim. Mas seus trabalhos causaram escândalo, e a exposição foi fechada. Também na Alemanha, desta vez em 1937, 82 de suas obras foram confiscadas pelo regime nazista, por serem exemplos de "arte degenerada". Munch morreu, aos 80, em janeiro de 1944.
Saiba mais:
"Edvard Munch" (Taschen, 2000, 96 págs.)
www.museumsnett.no/munchmuseet

Há 100 anos
17 de dezembro de 1903

Em Kitty Hawk (Carolina do Norte, EUA), os irmãos Wilbur e Orville Wright, com este último no comando do Wright Flyer I, conseguem voar 36,5 metros durante 12 segundos, fato considerado em parte do mundo, especialmente nos EUA, o primeiro vôo da história. Os irmãos trabalhavam com bicicletas e, desde 1878, tentaram desenvolver um avião a partir delas. O crédito ao primeiro vôo da história é dividido com Santos Dumont (cujo 14-Bis voou em 1906), porque os irmãos não cumpriram normas internacionais para a realização de um vôo —entre elas a decolagem com meios próprios e a demonstração diante de uma comissão previamente escolhida.
Saiba mais:
www.first-to-fly.com

Há 60 anos
29 de dezembro de 1943

É assinada a Convenção Ortográfica Luso-Brasileira, segunda das reformas que tentaram, até hoje sem sucesso, uniformizar o uso da língua portuguesa escrita no Brasil e em Portugal. Entre as principais normas do acordo, estava a eliminação do h em termos compostos (desharmonia virou desarmonia, por exemplo). Também foram introduzidos o acento diferencial (em palavras como êle, almôço e aquêle) e o acento grave, para assinalar a sílaba subtônica de termos cuja origem possui acento agudo (como sòzinho e sòmente, de só). A "árvore de acentos" caiu apenas em 1971, no Brasil, e em 1973, em Portugal, quando os países promulgaram leis ortográficas.
Saiba mais:
www.academia.org.br/lingua.htm

     

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).