Folha Online sinapse  
16/12/2003 - 02h32

Veja a opinião de leitores do Folha Sinapse

da Folha de S.Paulo

Leia abaixo algumas cartas sobre o Folha Sinapse. Para enviar seu comentário por correio, escreva para al. Barão de Limeira, 425, 8º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP. Mande seu fax para o tel. 0/xx/11/3224-3362. Por e-mail, escreva para o folhasinapse@folha.com.br. Coloque sempre nome completo, endereço e telefone.

Perfil
Sou fonoaudióloga e fiquei chocada com os termos usados pelo psicólogo Fernando Capovilla para se referir à adoção do método construtivista pelos PCNs, ao chamá-la de burrice pré-cientifica. Bom seria se, em vez de ficarmos nos ofendendo, utilizássemos nossos conhecimentos para realmente ajudar os alunos.
Beatriz Silva Naumoff Fujii
Tatuí, SP

Esporte
Gostaria de parabenizar a reportagem sobre bolsa-atleta. Também participei do programa de seleção e obtive bolsa. Entretanto, diferentemente da Mirela, já estou nos EUA há quase quatro meses e jogando pela faculdade.
Daniel Gamba
San Diego, EUA

Rubem Alves
A competição, a vitória, a frustração e a capacidade de lidar com elas fazem parte do processo de aprendizado e de crescimento intelectual e espiritual das pessoas. Seja isso justo ou injusto, que são os termos da moda, com toda a incerteza que os cerca. O que se fala para tentar resolver o problema? Apenas medidas paliativas e de fundo assistencialista. Mas dar educação fundamental e média de qualidade para todos, com resultados para daqui a 20 ou 30 anos, não é uma idéia abordada com seriedade. Soluções fáceis não levam a lugar nenhum. Esperar pela sorte e pelo destino, sem trabalho e esforço, não deve ser um valor a ser cultivado pela sociedade brasileira.
Nilton César R. Soares
Brasília, DF

Estou pelo terceiro ano tentando entrar na USP, e é realmente deprimente o fato de o resultado ser negativo. Estudei em escola pública e fiz colégio técnico de contabilidade, isto é, não tive as matérias básicas de ensino médio e há três anos renuncio a muitas coisas para estudar. Por que os cursos técnicos profissionalizantes não permitem o ingresso numa universidade? Parece mesmo um sorteio: primeiro, porque você sempre corre o risco de perder a concentração; depois, porque nem sempre caem os assuntos que você estudou.
Almerissa Barduzzi
Jundiaí, SP

Besteirol tem perna curta. Rubem Alves troca o vestibular por um exame nacional (que já existe) e mais um sorteio. É a fórmula da jogatina e do álcool substituindo o inciso V do artigo 208 da Constituição: "Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um". A visão romântica de Rubem Alves sobre o sistema educacional é sempre útil para irmos atrás de idéias substantivas. E nos divertimos para valer quando ele ultrapassa suas utopias e cai no besteirol —este sim devorador de inteligências.
Luiz Alberto de Lima Nassif
São Paulo, SP

Faço duas questões para Rubem Alves:
1) Esperar que os ricos disponham de recursos "para criar excelentes universidades particulares" não é um sonho?
2) O que o senhor teria feito se não tivesse sido sorteado?
Olímpio Rudinin Vissoto Leite
Santos, SP

Sinapse
Nesta semana, descobri o caderno Sinapse e fiquei surpresa com a excelente qualidade de conteúdo, diagramação e estilo. Infelizmente, estamos cada vez mais carentes de espaço de debate sobre cultura, educação e atualidades em geral.
M. Cecília Lopes
São Paulo, SP

Esta seção se reserva o direito de publicar apenas trechos de cartas.

Leia mais cartas sobre o Folha Sinapse.

     

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).