Folha Online sinapse  
16/12/2003 - 02h34

Em Tempo: Lamartine Babo, Lênin e Macintosh

da Folha de S.Paulo

Há 100 anos
10 de janeiro de 1904

No Rio de Janeiro, nasce o compositor Lamartine de Azeredo Babo, penúltimo de 12 irmãos, dos quais apenas três chegaram à vida adulta. Lalá, como também era conhecido, ganhou fama por marchinhas de Carnaval escritas principalmente nos anos 30, entre elas "O Teu Cabelo Não Nega", "Linda Morena" e "Bota o Feijão no Fogo". Lalá, que ao longo da carreira musical realizou diversas famosas parcerias, como com Ary Barroso e Noel Rosa, compôs também os hinos dos clubes América-RJ, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. Lalá participou de rádio, teatro de revista, cinema e, mais para o fim de sua vida, televisão. O compositor morreu em junho de 1963.
Saiba mais:
www.uol.com.br/lamartine

Há 80 anos
21 de janeiro de 1924

Aos 53 anos, morre Lênin (Vladimir Ilich Ulianov), líder da Revolução Russa de 1917 e primeiro presidente comunista do país. Lênin, preso em 1895 por divulgar doutrinas de Karl Marx em São Petesburgo (mais tarde Leningrado), foi exilado e, no início do século 20, vivendo na Suíça, organizou o movimento socialista russo. Após a guerra civil do país (1918-21), já como presidente, sua política econômica incluiu a nacionalização de indústrias e bancos e o controle da agricultura. Depois, a Nova Política Econômica permitiu a produção privada e deu maior liberdade ao comércio agrícola. Lênin foi afastado do cargo no final de 1922, após um derrame do qual não se recuperaria.
Saiba mais:
www.marxists.org/archive/lenin

Há 20 anos
24 de janeiro de 1984

Começa a ser vendido o primeiro computador da linha Macintosh, da Apple, o 128K, com interface gráfica e preço relativamente baixo (US$ 2.495), fatos que contribuíram para a popularização dos computadores. Não foi o primeiro micro com interface gráfica (o Lisa, também da Apple, já tinha essa característica e custava o quádruplo), mas Steve Jobs, co-fundador da Apple, decidiu estimular o desenvolvimento de programas para o Macintosh, considerando esse o caminho para conquistar consumidores. Essa linha de micros acabou perdendo espaço para a dos chamados PCs (computadores pessoais), compatíveis com o também gráfico Windows, mas continua existindo até hoje.
Saiba mais:
http://inventors.about.com/library/weekly/aa051599.htm

     

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).