Folha Online sinapse  
27/01/2004 - 03h02

Ensino tipo exportação

SILVIA BITTENCOURT
free-lance para a Folha de S.Paulo

A Alemanha deu o seu maior passo no sentido de se estabelecer no mercado universitário internacional. Em outubro passado, o premiê Gerhard Schröder inaugurou a chamada Universidade Alemã do Cairo (GUC, sigla em inglês), a primeira escola superior do país aberta fora de suas fronteiras.

Reprodução
Campus da GUC no Cairo
A universidade alemã oferece cursos principalmente na área técnica: farmácia e biotecnologia, técnica de mídia, administração e engenharia. Ela funciona em parceria com as universidades de Ulm, Stuttgart e Mannheim, e seus diplomas deverão ser reconhecidos na Alemanha .

A GUC é particular. Suas taxas variam de 2.700 a 4.000 euros por semestre (de R$ 9.600 a R$ 14,2 mil, aproximadamente), mas há bolsas de estudo e descontos para os melhores estudantes.

Foram mais de 3.500 os jovens que buscaram, em 2003, uma vaga na universidade alemã. Mil foram selecionados. Entre outros projetos de "exportação alemã", estão a abertura de uma universidade em Budapeste (Hungria) e uma filial da Universidade Técnica de Munique em Cingapura.

     

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).