Folha Online sinapse  
17/02/2004 - 02h30

Teste: "Com quantas letras se faz uma palavra?" (gabarito)

da Folha de S.Paulo

Veja abaixo as respostas do teste "Com quantas letras se faz uma palavra?", sobre as descobertas que marcaram os últimos cem anos. Para fazer o teste, clique aqui.

1. A) Em russo, "vodka" é o diminutivo de "voda", água. Não existe nenhuma cidade russa chamada Vodka, mas, depois de uma garrafa, todas as cidades russas podem se chamar assim.

2. B) O tamanduá (do tupi "tá-monduá", caçador de formigas) mata a vítima com o abraço, mas, como o coitado é desdentado, não a devora. O tamanduá espera e espera até que apareça, aí sim, seu banquete favorito: formigas, muitas formigas.

3. A) A expressão surgiu numa época em que as pessoas fugiam de animais -quer dizer, irracionais, ou melhor, quadrúpedes- que andavam à solta nas cidades.

4. D) A estância hidromineral belga fica perto de Francorchamps (Spa-Francorchamps é um circuito de F-1). Os acrônimos (palavras formadas com as iniciais de outras) são muito comuns nas origens fantasiosas de palavras. É o caso de S.O.S. As letras foram escolhidas apenas por ser a maneira mais simples e clara de pedir socorro no código Morse (três pontos, três traços, três pontos). Depois, inventaram que seriam as iniciais de "save our souls" (salvem nossas almas). Já a palavra mágica "shazam" é um legítimo acrônimo. Foi formada das iniciais de Salomão (sabedoria), Hércules (força), Atlas (vigor), Zeus (poder), Aquiles (coragem) e Mercúrio (velocidade).

5. D) É isso mesmo: colchão é o aumentativo de colcha. Antigamente, usava-se uma colcha bem grossa sobre o estrado da cama. A colcha foi engordando e virou colchão.

6. C) Antigamente, as feridas eram cobertas com pedaços de pano. O italiano "drappo" veio do latim "drappu", que originou em português "trapo".

7. A) O docinho apareceu logo depois da Segunda Guerra Mundial. Na época, era grande o racionamento de açúcar, leite e ovos no Brasil. Uma dona-de-casa criou a receita sem esses ingredientes, misturando leite condensado com chocolate, e homenageou seu candidato à Presidência da República. Mas o brigadeiro foi derrotado por um general, Eurico Dutra.

8. A) A explicação da letra "b" ganhou adeptos e até um filme. É romântica, mas falsa como uma... o leitor escolhe aí a comparação. Quanto à letra "d", a palavra "forróia" existe e, de fato, significa égua velha. Mas nem tente combinar o passo do animal com a dança da música, sob pena de sua internação imediata.

9. B) Para alguns, "toa" teria vindo do inglês "tow", rebocar; para outros, é a redução do verbo "toar", rebocar.

10. C) "Asteriscu" é o diminutivo de "aster", astro. O asterisco é mesmo um astrinho, pode olhar. Quem diz "asterístico" gosta de comer "marístico" como "petístico".

Leia mais
  • Teste: Com quantas letras se faz uma palavra?
  • Leia verbetes de "A Casa da Mãe Joana 2"

         

  • Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).