Folha Online sinapse  
27/04/2004 - 02h34

Veja a opinião de leitores do Folha Sinapse

da Folha de S.Paulo

Leia abaixo algumas cartas sobre o Folha Sinapse. Para enviar seu comentário por correio, escreva para al. Barão de Limeira, 425, 8º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP. Mande seu fax para o tel. 0/xx/11/3224-3362. Por e-mail, escreva para o folhasinapse@folha.com.br. Coloque sempre nome completo, endereço e telefone.

Capa

Na edição de fevereiro do Sinapse, o leitor Mauri Siqueira Montessi reclamava sobre um certo preconceito em relação às ciências humanas e sociais. Na edição de março, o caderno cometeu o mesmo erro. A reportagem sobre a fuga de doutores mencionou apenas ciências naturais. Como estudante de lingüística, me senti injustiçado por não ver nenhuma ciência humana/social citada na matéria.
João Ricardo de Mendonça Oliveira
Campinas, SP

Em muito boa hora veio a reportagem "Descaminhos da pesquisa". No ano de 1944, o humanista Carlos Bernardo González Pecotche alertou: "Em todas as épocas que a humanidade atravessou, nada deu maior categoria e prestígio aos povos civilizados do que o desenvolvimento de sua capacidade de estudo; capacidade que foi tanto mais ampla quanto mais oportunidades eram oferecidas à inteligência para sua livre manifestação". Mais que as riquezas materiais, serão nossas mentes as que engrandecerão o Brasil.
Raphael Gideoni Albinati
Belo Horizonte, MG

Sinapse

O Sinapse é uma das melhores publicações da Folha de S.Paulo. A abordagem dos temas é feita de forma agradável. Porém, é com tristeza, que na edição de 30 de março, não vi nenhuma reportagem sobre o golpe de 64. O jornal perdeu uma ótima oportunidade de abordar um tema de grande importância, principalmente para os jovens. Ao recomendar a leitura da edição citada aos meus alunos, farei com uma ponta de desgosto.
José Alberto Lakatos
São Paulo, SP

Gilberto Dimenstein

É realmente necessária uma conexão especial entre as células nervosas para entender a importância da gravidez da esposa de Washington Olivetto. Se uma mulher pode usufruir de sua gravidez depois de uma bem-sucedida carreira profissional no mundo da publicidade, parabéns, principalmente por ser uma entre milhões que trabalham até o último mês de gravidez, enfrentam hospitais precários em seus partos e ainda têm pela frente uma insignificante licença-maternidade e condições indignas de criarem seus filhos. Lamentável o texto publicado. Seria melhor ter aparecido na coluna de fofocas.
Ana Portela
São Paulo, SP

Especial

"Os livros de ciência, a gente lê uma vez, fica sabendo e não tem necessidade de ler de novo. Com os livros de arte é diferente." Essa frase [de Rubem Alves, no Sinapse Especial Bienal do Livro, de 14/4] é um crime de lesa-pátria. Está certo que é opinião individual, mas soa como posição do jornal, ainda mais quando é insistentemente veiculada. Seguramente, a Folha de S.Paulo não prega a leviandade em relação ao aprendizado da ciência e tem posição diferente daquela. Minha sugestão é que o órgão deixe isso claro.
Cacildo Marques
São Paulo, SP

Artigo

Interessantíssimo o artigo do professor José Luis Landeira "A redação e o Vestibular" [publicado em 17/2]. É bom saber que há pesquisadores bem preparados para apontar as falhas do nosso ensino. A falta de interesse do aluno pela leitura dificulta a sua compreensão dos textos, e ele não consegue expressar o seu ponto de vista pela escrita.
Marcia Giorni
São Paulo, SP

Esta seção se reserva o direito de publicar apenas trechos de cartas.

Leia mais cartas sobre o Folha Sinapse.

     

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).