Folha Online sinapse  
25/05/2004 - 02h32

Veja a opinião de leitores do Folha Sinapse

da Folha de S.Paulo

Leia abaixo algumas cartas sobre o Folha Sinapse. Para enviar seu comentário por correio, escreva para al. Barão de Limeira, 425, 8º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP. Mande seu fax para o tel. 0/xx/11/3224-3362. Por e-mail, escreva para o folhasinapse@folha.com.br. Coloque sempre nome completo, endereço e telefone.

Capa

Quero expressar a minha alegria pela matéria "O time em primeiro lugar". Além de muito bem feita, ela abordou um tema que o esporte me ensinou já faz um tempinho. Legal que a visão esteja mudando. Parabéns. Vai ser muito útil para as minhas futuras palestras sobre trabalho em equipe -tema que tenho abordado em empresas.
Paula (Magic), ex-jogadora de basquete
São Paulo, SP

No texto "Resiliência: um conceito em alta", há uma falha em fazer a simples transposição do conceito de resiliência da física para a psicologia. Na física, a resiliência refere-se à propriedade que os corpos têm de voltar à sua forma original sem deformação. Aplicada aos seres humanos, é a capacidade do indivíduo de superar situações de risco e voltar transformado, crescendo com a experiência. Assim, diz-se que um indivíduo é resiliente quando consegue superar as adversidades, encontrando forças para aprender com elas. É preciso tomar cuidado para que não façamos como nos EUA, atribuindo a tudo o conceito de resiliência, de meias de seda a comida para cachorro, só para usar um conceito "da moda".
Fatima Araujo de Carvalho
São José dos Campos, SP

Teste

Coloco dúvidas quanto à adequação e à oportunidade do teste "Quando as palavras valem mais que a imagem", que revela uma densidade alta de imprecisões por centímetro quadrado. Por exemplo, em "Casablanca", Humphrey Bogart não deu nenhuma "resposta reveladora". Ele profissionalmente pronunciou o que estava no "script". O fato de ele beber na vida real não justifica a insinuação. Aliás, em 1942, se o personagem bebia bem, ele nem tanto. Isso nos remete a autores, como Shakespeare (ali citado), que distribuem falas e mais falas a seus personagens ao longo de sua obra. Daí a afirmar (ainda por cima sem contextualizar) que ele "disse" isto ou aquilo vai uma distância.
Bolívar Arsênio
São Paulo, SP

Informação

A respeito da reportagem "Saber ler, ver e ouvir", o cidadão leitor, ouvinte e telespectador precisa peneirar nas mídias disponíveis uma programação educativa, cultural e que some informações úteis e válidas em seu cotidiano.
Célio Borba
Curitiba, PR

Ex-alunos

Gostei muito da matéria "De volta à escola", que citou o Instituto de Educação Fernão Dias Paes, como se chamava a escola quando lá estudei. Tenho muito orgulho de ter sido aluna do Fernão, e isso foi fundamental para mim. Sendo filha de imigrantes, não teria entrado na USP se a escola pública não fosse boa. E é por uma escola pública boa que precisamos lutar.
Carla Zavalloni Proto
São Paulo, SP

Leituras Cruzadas

Escrevo sobre o artigo de Sérgio Dávila, "Duas vozes do esquerdismo". Finalmente alguém se pronunciou contra a esquerda cega de Noam Chomsky e, ao mesmo tempo, contra a direita cega de Bush e aliados. É preciso ter bom senso e argumentação para defender posições políticas, sejam quais forem, na boca de quem for.
Flávio Corrêa Ferreira
Brasília, DF

Esta seção se reserva o direito de publicar apenas trechos de cartas.

Leia mais cartas sobre o Folha Sinapse.

     

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).