Folha Online sinapse  
28/09/2004 - 02h30

Veja a opinião de leitores do Folha Sinapse

da Folha de S.Paulo

Leia abaixo algumas cartas sobre o Folha Sinapse. Para enviar seu comentário por correio, escreva para al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP. Mande seu fax para o tel. 0/xx/11/3224-3362. Por e-mail, escreva para o folhasinapse@folha.com.br. Coloque sempre nome completo, endereço e telefone.

Capa

Muitos palestrantes hoje, independentemente de serem famosos ou não, ou de cobrarem R$ 5.000, R$ 10 mil ou mais por conferência, fazem eventos gratuitos, em que a entrada para suas palestras vai de um a dois quilos de alimentos, que são doados para ONGs que necessitam de ajuda. Além disso, ao fazerem palestras gratuitas, eles permitem que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento, já que hoje são poucas as empresas e pessoas que conseguem pagar os valores cobrados normalmente por esses profissionais ou pelos organizadores dos eventos. Acho que é um lado humano que ninguém comentou ainda nas reportagens. Tudo o que se fala é o valor que eles ganham, ficando muitas vezes uma imagem de exploração. As pessoas dizem que não sabem como ajudar, ou mesmo que falta solidariedade entre os homens, mas isso prova que basta querer.
Ana Tikhomiroff
São Paulo, SP

Quero parabenizá-los pela matéria "Profissão: palestrante", que retrata o crescimento do mercado de conferências no país. Lamento, entretanto, que ATA Palestras, primeira agência de palestrantes do Brasil, não tenha sido citada. Introdutora do conceito de "lecture agency" ou "speakers bureaus" no país, a ATA Palestras iniciou suas atividades em 1994, com uma conferência do então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso. Na condição de pioneiros, nos orgulhamos de ter ajudado a criar o mercado de conferências no país, cujo crescimento o Sinapse tão bem retratou.
Thales de Azevedo Rabello Leite
Brasília, DF

Perfil

Quando li "A professora da escola sem paredes", meu coração se encheu de esperança e fé. A cada dia, nos deparamos com absurdos das mais variadas espécies. Tenho dificuldades dobradas para assimilar a postura de determinadas instituições governamentais... Fiquei imensamente satisfeita em saber que ainda existem pessoas com garra e força de vontade para se pronunciarem diante de tanta confusão e jogos de poder. Ana Siqueira me mostrou como é possível acreditar num sonho e realizá-lo com parcerias e associações bem escolhidas.
Joanna Azevedo Moris
São Paulo, SP

Esta seção se reserva o direito de publicar apenas trechos de cartas.

Leia mais cartas sobre o Folha Sinapse.

     

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).