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14/08/2001
-
12h21
O presidente da TAP, o brasileiro Fernando Pinto, comemorou ontem, em São Paulo, o primeiro lucro da empresa em muitos anos, de US$ 1,2 milhão, em junho - embora no semestre tenha registrado prejuízo de US$ 69 milhões - mas admitiu que a lotação dos aviões nas viagens entre Portugal e Brasil caiu da média de 85% para 70%.
Com isso, a empresa adiou por algum tempo o plano de tornar lucrativos os vôos da rota Brasil-Portugal, responsável por cerca de 20% do movimento de passageiros da empresa.
A constante desvalorização do real este ano, que já chega aos 26%, e o ataque da concorrência estão atrapalhando os planos de recuperação econômica da TAP Air Portugal, especialmente nas viagens para o Brasil.
"A desvalorização cambial afetou todas as outras companhias. A situação da TAP no Brasil é de equilíbrio", disse Fernando Pinto. Por causa da valorização do dólar, muitos turistas cancelaram os planos de viajar para a Europa.
Esse, no entanto, não é o único problema da TAP hoje em dia. Segundo um executivo da companhia, que pediu para não se identificado, a Air France, Lufthansa, British Airways e Ibéria estão atacando fortemente o nicho da TAP.
"Essas empresas estão oferecendo grandes descontos para conquistar clientes cativos da TAP", disse a fonte.
Segundo esse executivo, uma passagem de ida e volta da TAP sai por cerca de US$ 800, dependendo da época, mas há companhias oferecendo a passagem por US$ 700, incluindo a conexão Paris-Lisboa ou Madri-Lisboa, por exemplo.
O presidente da empresa, Fernando Pinto, disse ontem em São Paulo, durante almoço com a comunidade portuguesa, que os resultados da empresa têm melhorado muito e espera um equilíbrio financeiro no próximo ano.
Segundo ele, a melhora dos resultados nas viagens Brasil-Portugal se deve ao aumento do número de vôos e, consequentemente, de passageiros.
Ou seja, a lotação por viagem caiu, mas o número de passageiros aumentou em razão do maior número de viagens. A empresa tem um vôo diário direto saindo do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Salvador - só os de Recife e Fortaleza não são diretos.
"Tivemos lucro em junho e vamos repetir o resultado em agosto e setembro", afirmou ele. "Em 2002, a empresa estará pronta para ser privatizada, que é o nosso objetivo", acrescentou.
A viagem do presidente da TAP a São Paulo prossegue nesta terça-feira, no Paulista Hotel, onde terá encontro com vários empresários brasileiros e portugueses residentes no Brasil.
Leia mais notícias da Agência Lusa
TAP anuncia lucro em junho, mas lotação de aviões cai 15%
da Agência Lusa, em São PauloO presidente da TAP, o brasileiro Fernando Pinto, comemorou ontem, em São Paulo, o primeiro lucro da empresa em muitos anos, de US$ 1,2 milhão, em junho - embora no semestre tenha registrado prejuízo de US$ 69 milhões - mas admitiu que a lotação dos aviões nas viagens entre Portugal e Brasil caiu da média de 85% para 70%.
Com isso, a empresa adiou por algum tempo o plano de tornar lucrativos os vôos da rota Brasil-Portugal, responsável por cerca de 20% do movimento de passageiros da empresa.
A constante desvalorização do real este ano, que já chega aos 26%, e o ataque da concorrência estão atrapalhando os planos de recuperação econômica da TAP Air Portugal, especialmente nas viagens para o Brasil.
"A desvalorização cambial afetou todas as outras companhias. A situação da TAP no Brasil é de equilíbrio", disse Fernando Pinto. Por causa da valorização do dólar, muitos turistas cancelaram os planos de viajar para a Europa.
Esse, no entanto, não é o único problema da TAP hoje em dia. Segundo um executivo da companhia, que pediu para não se identificado, a Air France, Lufthansa, British Airways e Ibéria estão atacando fortemente o nicho da TAP.
"Essas empresas estão oferecendo grandes descontos para conquistar clientes cativos da TAP", disse a fonte.
Segundo esse executivo, uma passagem de ida e volta da TAP sai por cerca de US$ 800, dependendo da época, mas há companhias oferecendo a passagem por US$ 700, incluindo a conexão Paris-Lisboa ou Madri-Lisboa, por exemplo.
O presidente da empresa, Fernando Pinto, disse ontem em São Paulo, durante almoço com a comunidade portuguesa, que os resultados da empresa têm melhorado muito e espera um equilíbrio financeiro no próximo ano.
Segundo ele, a melhora dos resultados nas viagens Brasil-Portugal se deve ao aumento do número de vôos e, consequentemente, de passageiros.
Ou seja, a lotação por viagem caiu, mas o número de passageiros aumentou em razão do maior número de viagens. A empresa tem um vôo diário direto saindo do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Salvador - só os de Recife e Fortaleza não são diretos.
"Tivemos lucro em junho e vamos repetir o resultado em agosto e setembro", afirmou ele. "Em 2002, a empresa estará pronta para ser privatizada, que é o nosso objetivo", acrescentou.
A viagem do presidente da TAP a São Paulo prossegue nesta terça-feira, no Paulista Hotel, onde terá encontro com vários empresários brasileiros e portugueses residentes no Brasil.
Leia mais notícias da Agência Lusa
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