Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2002 - 16h25

Restaurantes de Park City têm especialidades como frutos do mar

do enviado especial a Park City (EUA)

São 322 pistas e trilhas distribuídas em três complexos de montanhas, distantes apenas 58 km do Aeroporto Internacional de Salt Lake City, o que coloca os resorts de Park City entre os mais acessíveis do mundo.

Park City Mountain Resort é a montanha da cidade, agora mais do que nunca. Nesta temporada -que termina neste mês-, com a inauguração da Town Bridge sobre a Park Avenue, era possível deslizar até a rua principal ou até o Town Lift, um dos cinco meios de elevação que atendem a cidade, e voltar à montanha para uma nova descida. Espalhada por sete picos, a estação de esqui abriga cem pistas com mil metros separando a base do topo (3.049 m).

As opções para uma sopa ou um lanche no meio do dia, um café ou um drinque "après ski" estão a deslizantes distâncias, como a cozinha internacional do Lakota, junto à ponte nova, o Grub Steak Restaurant, há 25 anos oferecendo grelhados de carnes e frutos do mar na Prospector Square, o Starbucks Coffee, onde há bebidas quentes, e o Wasatch Brew Pub, ótimo para uma cervejinha.

Foi na Park City Mountain que aconteceram, nos Jogos de Inverno, as provas de slalom gigante e snowboard, inclusive uma disputada na pista em "U", agora à disposição do público. Próximo dali fica a área com obstáculos, rampas e pequenas transições, que atraem principalmente os snowboarders. É a montanha preferida pelos mais jovens.

Outros resorts
Inaugurada em 1964, a apenas 6,5 km ao norte da cidade, The Canyons, com seus oito picos espalhados em 14 km2, está entre os cinco maiores resorts de esqui americanos. São várias pistas pretas, pretas duplas, algumas entre árvores e outras suaves, de longas descidas, que garantem emoção para todos os níveis. Há 16 meios de elevação.

Na montanha The Canyons, vale conferir a cozinha americana do restaurante Lockout Cabin e, na base, dar uma passadinha na loja de esportes "outdoor" da Nike. Para o jantar, o The Cabin, referendado pela revista "Wine Spectator", é a escolha certa.

No sentido oposto, ao sul da cidade, fica Deer Valley Resort, que tem motivos de sobra para comemorar seus 21 anos de existência. Sede das provas de slalom olímpico e freestyle mogul e aéreos, o resort acaba de ser eleito a melhor estação de esqui da América do Norte pela revista "Ski", publicação com 65 anos de idade.

A pesquisa realizada há 14 anos entre os leitores desbancou Vail, no Colorado (EUA), e Whistler, na Colúmbia Britânica (Canadá), que se revezavam como líderes. Deer Valley foi pela primeira vez para o topo do ranking.

Deer Valley é um dos três resorts americanos que proíbem o snowboard. E vai continuar assim, já que uma pesquisa realizada em 2001 ratificou, com mais de 70% dos votos, a restrição.

Mesmo com a proibição, é inegável que o resort merece o reconhecimento. Com só quatro picos e 7 km2, suas pistas são consideradas as mais bem tratadas.

Quesitos como produção de neve artificial e compactação -tratamento que deixa a pista feito veludo- mereceram a nota máxima na pesquisa. Também é limitada a venda de ingressos para 5.000 por dia, com o objetivo de evitar excesso de esquiadores.

Por trás desse sucesso está o norueguês Stein Eriksen, medalha de ouro na Olimpíada de Oslo em 1952 e radicado nos EUA há 40 anos. Sinônimo de estilo e elegância no esporte, ele é o diretor de esqui da estação e dono do "lodge spa" que leva seu nome.

Dois ótimos restaurantes em Deer Valley são o Seafood Buffet, que está entre as melhores casas de frutos do mar nos EUA, e o Mariposa, ambos reconhecidos pelo guia "Zagat" de restaurantes.

Toda essa qualidade custa um pouco mais, mas os exigentes esquiadores que frequentam o local garantem que recebem mais do que o dinheiro vale. "E, se você não tiver uma experiência incrível, é culpa sua", dizem. (CARLOS SARLI)


Pacotes

Sem aéreo
US$ 712
Sete noites de hospedagem, incluindo seis dias de "ski-lift". O preço é válido até o dia 15 de abril. Na NS Tour: 0/xx/11/ 3061-2800.

Com aéreo
US$ 1.652
Pacote com sete noites de hospedagem no Prospector Square, incluindo cinco dias de "ski-lift". Preço válido para embarque e retorno até o dia 30 de abril. Na Snowtime: 0/xx/11/ 3088-3700.


Leia mais:

  • Neve substitui prata e leva medalhas a pistas de Park City

  • Temporada tem jogos e filmes em Park City
     

    Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
    ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade