Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/08/2002 - 08h10

Rodeio em Barretos define os campeões da temporada

ANGELO SASTRE
editor-assistente da Folha Ribeirão

Os competidores das montarias em touro e em cavalo (estilo cutiano) decidem hoje, a partir das 17h, a final da temporada 2001/2002, no estádio de rodeio do Parque do Peão, em Barretos.

Na montaria em touro, um dos destaques em busca do título é o paranaense Elton Barbosa, que no ano passado foi o campeão do rodeio de Barretos.

A briga pelo primeiro lugar na temporada também conta com a presença de Fabrício Alves, campeão do rodeio de Barretos em 1992, e de Leandro Mattos, que é considerado um dos favoritos ao título em Barretos.

Para Mattos, que também disputa a montaria em cavalos (estilo Sela Americana), a montaria de touros é muito disputada e exige muita técnica.

"O touro pula em forma de giro, o que dificulta o equilíbrio em cima do animal. Por isso, é preciso ter uma técnica bem apurada para garantir uma boa pontuação", afirma Mattos.

Mesmo assim, ele diz acreditar que o desempenho do animal -que é definido por sorteio- também influencia muito na hora de obter uma boa pontuação.

"O animal é como o peão. Ele pode até ser muito experiente, mas se não estiver em um dia bom fica difícil fazer uma boa apresentação", diz Mattos.

De acordo com Valmir Gabriel, que luta para ficar entre os cinco primeiros colocados, a disputa está acirrada nessa final.

"A expectativa é boa, mas é preciso ter muita paciência e cuidado para evitar os erros", afirma.

Na montaria em cavalos (estilo cutiano), os favoritos ao título são Valmir Nonato, Heleno Pimenta e Antônio Juscelino. Os dois últimos foram campeões em Barretos em 2001 e 2000, respectivamente.

Já o veterano Osmar dos Santos, campeão na temporada passada, busca o seu segundo título.

"Eu venci a temporada no ano passado, mas não consegui vencer a etapa de Barretos. Aqui é preciso ter uma preparação psicológica muito boa. Só de entrar na arena, a adrenalina vai lá em cima", afirma Santos.

Assim, como na montaria em touro, ele afirma que o desempenho do animal sorteado é vital para a conquista de uma boa pontuação no rodeio.

"Eu acredito que o desempenho do animal é responsável por 90% da nota", diz Santos.

Mesmo assim, ele afirma que é preciso estar muito concentrado para conseguir competir em igualdade com os demais participantes da etapa.

"Aqui [em Barretos] só tem peão bom. Se você der bobeira, fica para trás mesmo", diz Santos.

Internacional

A temporada 2002/2003 terá início na próxima quinta-feira, quando será aberto o Barretos International Rodeo. No ano passado, a etapa de abertura não contou com a presença dos atletas estrangeiros.

Além dos competidores nacionais, as montarias contarão com a presença de pelo menos cinco peões estrangeiros. Entre os destaques, estão Justin McBride, terceiro colocado no ranking 2001 da PBR (liga norte-americana de montaria em touro), e Ross Caleman, que foi o quarto colocado na PBR na temporada passada.

Outra novidade do rodeio internacional neste ano será a premiação recorde de R$ 100 mil para o campeão da montaria em touro. A abertura do rodeio internacional também contará com uma homenagem ao bicampeão mundial Adriano Moraes, que não disputará a prova.

Leia mais notícias sobre Barretos


 

Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade