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28/11/2002 - 17h35

Tricampeão do Rally dos Sertões dá dicas para dirigir 4x4

free-lance para a Folha

Tirar o melhor desempenho de um modelo 4x4 exige técnica apurada e não tem nada a ver com manobras feitas no asfalto. Os fabricantes concordam que a grande maioria dos compradores de fora-de-estrada conhece só 10% da capacidade do veículo.

Segundo Édio Fuchter, tricampeão do Rally Internacional dos Sertões, cada tipo de obstáculo exige uma conduta diferente. A primeira medida que recomenda, no entanto, é verificar se o veículo está equipado com pneus adequados para o nível de dificuldade que será encarado.

Também é preciso analisar bem os empecilhos. "Parar o carro no meio do obstáculo para pensar ou mudar de atitude poderá comprometer o sucesso da manobra."

Outra recomendação básica é esperar que o veículo da frente transponha totalmente a barreira antes de iniciar sua manobra. Veja abaixo outras recomendações de Fuchter.

Trecho alagado - É importante saber a capacidade que o veículo tem de vencer trechos alagados. Essa informação é fornecida pelos fabricantes e geralmente está no manual do proprietário. Quem faz trilhas com mais frequência pode usar um snorkel, tubo que eleva o ponto de aspiração do motor. Mas atenção: se tiver dúvidas sobre a profundidade do trecho que cruzará, procure descobri-la.

Caso já saiba, coloque o veículo em tração 4x4 usando uma marcha reduzida (o mesmo vale para carros com câmbio automático).

Entre devagar na água, mantendo o giro do motor alto. Isso evita que o líquido entre pelo escapamento. Se a saída for uma subida íngreme, o ideal é iniciar a travessia já usando 4x4 reduzida. Evite acelerações bruscas.

Subida longa e íngreme - Deve-se iniciar a subida usando a tração 4x4 reduzida. Estude bem as dificuldades, pois terá problemas se precisar parar no meio do caminho. Imprima uma velocidade constante. Cuidado para não deixar o pé escorregar do acelerador com os solavancos. Se isso acontecer, a velocidade cai rapidamente, e o carro perde o impulso.

Descida longa e íngreme - Essa é uma das manobras mais radicais e perigosas do fora-de-estrada. Se a descida tiver o chamado facão (quando se forma uma erosão), posicione os pneus em cada uma de suas guias. Engrene a 4x4 reduzida e inicie a descida lentamente. Todos os movimentos devem ser suaves, e procure evitar o uso do freio. Se for inevitável, aperte o pedal cuidadosamente.

Frear pode significar rodas bloqueadas e pneus sem aderência. Ou seja, o carro vai deslizar, e o motorista pode perder a direção. Se a descida for em lugar desconhecido ou em rampas de corte de terraplanagem, procure a parte menos inclinada.

Rampas inclinadas - Essa é outra situação crítica. Poucos modelos -em geral só os mais sofisticados- possuem indicador de inclinação da carroceria. Por isso transponha o obstáculo com muito cuidado e sempre com velocidade reduzida. Se notar que a inclinação chegou a um nível crítico, mantenha a maior concentração de peso (inclusive o motorista), na parte superior do veículo.

Trecho arenoso ou dunas - Um dos grandes benefícios do 4x4 aparece justamente nos trechos arenosos. Se atolar, engate a 4x4 reduzida. Outro artifício é reduzir um pouco a calibragem dos pneus para ganhar mais tração -com até 20 libras é possível rodar com segurança. Mas assim que sair da areia é preciso recalibrá-los.

Trial - Os trechos de trial, em que o terreno geralmente é acidentado e cheio de barrancos, são os mais divertidos no "off-road". Como na maioria das outras situações, as manobras devem ser feitas com suavidade.

Novamente a marcha recomendada é a 4x4 reduzida. Se o grau de dificuldade for muito grande, com barrancos altos e vãos livres, o ideal é que uma pessoa, na frente do veículo, vá indicando os movimentos que o motorista deve fazer. Isso ajuda a colocar os pneus no lugar certo.

Facão profundo com lama - Essa situação exige um pouco mais de velocidade, pois a lama prende muito o veículo. Se o trecho for longo, aguarde o carro da frente terminar a travessia. Depois imprima certa velocidade usando a primeira ou a segunda marcha.

Se sentir que o carro está perdendo velocidade, procure aderência nas rodas dianteiras, movimentando o volante com suavidade. Assim, as bordas dos pneus tocam as paredes do facão.

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