Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2004 - 05h54

França tem boa imagem entre turistas

do enviada especial da Folha de S.Paulo

Uma pesquisa realizada com 10 mil pessoas pelo instituto de pesquisa Ipsos para a Maison de la France (MDLF) servirá para nortear a política de fomento ao turismo no período de 2005-2010.

A sondagem foi realizada com indivíduos de 18 anos ou mais que viajaram à França pelo menos uma vez nos últimos cinco anos, todos eles jornalistas ou profissionais do setor de países que mais enviam turistas à França.

A enquete, realizada entre 21 de novembro e 7 de dezembro de 2003, foi discutida em Paris na reunião dos membros do Conselho Consultivo da MDLF na semana passada, que levaram em conta as possíveis distorções políticas do resultado.

Três entre quatro viajantes consideram que a imagem do país é positiva (73%), possivelmente influenciados pelo não apoio da França à Guerra do Iraque. Entre os norte-americanos, 53% consideraram a imagem positiva (9% deles disseram "muito positiva"), enquanto outros 23% disseram ter uma imagem negativa do país.

Vinte e um por cento dos britânicos também disseram ter uma imagem negativa da França como destino turístico.

Cultura, gastronomia, eventos e paisagem foram listados entre os principais atrativos do país. Entre os 10 mil indivíduos ouvidos por telefone, 88% declararam que a oferta cultural era boa, 53% dos quais disseram que ela era especialmente boa. A qualidade da comida foi julgada boa para 82% dos entrevistados (42% disseram que, nesse quesito, a qualidade era muito boa). Já a diversidade da paisagem foi valorizada por 75% dos entrevistados.

Embora a qualidade da acolhida tenha sido um ponto fraco anotado pela pesquisa, 58% dos indivíduos pesquisados disseram que foram bem recebidos na França e 18% deles declararam ter sido muito bem recebidos.

Entre os norte-americanos, 47% afirmaram que não foram recebidos de maneira calorosa.

A qualidade das acomodações foi bem avaliada por 74% das pessoas ouvidas e especialmente criticada pelos japoneses (83% deles criticaram esse serviço).

A relação qualidade/preço também recebeu avaliação. Para 61% dos entrevistados, esse quesito foi considerado bom e, para 19% deles, muito bom. No mesmo quesito, a Itália e a Espanha se saíram melhor, recebendo boa avaliação, respectivamente, de 75% e 77% das pessoas consultadas durante a pesquisa.

Dos indivíduos abordados pela sondagem, 81% recomendariam uma visita à França a conhecidos. Entre os norte-americanos, no entanto, esse número diminui para 68%.

Ameaças

Outra conclusão obtida por meio da pesquisa e das discussões é que o turismo na França será, a médio prazo, mais ameaçado pela Itália que pela Espanha, país que hoje ocupa o segundo lugar no ranking do receptivo turístico mundial. Questionados sobre que país gostariam de visitar, 27% dos entrevistados responderam Itália. Espanha e Reino Unido ficaram, cada um, com 17% das preferências, e a França veio a seguir, em quarto lugar, com 15%.

A Itália também rivalizou com a França em atrações como quesitos geográficos (ambos têm montanhas), oferta cultural e qualidade da comida, segundo dados da pesquisa da Ipsos.

Oitenta e oito por cento das pessoas acharam que Itália e França têm boas opções culturais. Já a gastronomia obteve, dos entrevistados, 86% de conceito bom no caso da Itália e 82% no caso da França.
 

Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade