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24/05/2004
-
04h40
da Folha de S.Paulo, em Sant Sadurní d'Anoia
Apreciadores de vinhos podem contar com um novo destino para a degustação de espumantes. Ou melhor, de cavas, como são batizadas as bebidas originárias da ainda pouco conhecida cidade espanhola de Sant Sadurní d'Anoia.
Situada a 50 km de Barcelona, Sant Sadurní vem atraindo cada vez mais visitantes com sua charmosa "rota del cava".
A proposta é brindar o turista com passeios recheados com a história da região criadora da bebida catalã. Apelo, aliás, que pode atrair o mesmo público das rotas do champanhe francês --"prima próxima" da cava, que há décadas abre suas fábricas na já badalada "route du champagne".
De acordo com dados do Instituto da Cava, em 2003 cerca de 300 mil pessoas foram à região. Um escritório de turismo instalado ali há dois anos visa aumentar o número no médio prazo.
A iniciativa pega carona na crescente popularidade das cavas, hoje exportadas para países do mundo todo. No Brasil, por exemplo, foram compradas 232.664 garrafas da bebida em 2003, número 9% maior do que o registrado em 2002. Já a Argentina registrou um salto de 300% no consumo do produto no mesmo período.
Para Esther van der Paverd, encarregada de relações internacionais da Codorníu, uma das empresas mais tradicionais de cava de Sant Sadurní, a ação turística na região deve tanto atrair apreciadores de vinhos quanto alavancar ainda mais o consumo do produto. "Recebendo os visitantes, divulgamos o produto. Muitas pessoas tomam a cava pela primeira vez aqui", comenta.
Catalunha borbulha: Espumante atrai turistas à Sant Sadurní d' Anoia
TATIANA DINIZda Folha de S.Paulo, em Sant Sadurní d'Anoia
Apreciadores de vinhos podem contar com um novo destino para a degustação de espumantes. Ou melhor, de cavas, como são batizadas as bebidas originárias da ainda pouco conhecida cidade espanhola de Sant Sadurní d'Anoia.
Situada a 50 km de Barcelona, Sant Sadurní vem atraindo cada vez mais visitantes com sua charmosa "rota del cava".
A proposta é brindar o turista com passeios recheados com a história da região criadora da bebida catalã. Apelo, aliás, que pode atrair o mesmo público das rotas do champanhe francês --"prima próxima" da cava, que há décadas abre suas fábricas na já badalada "route du champagne".
De acordo com dados do Instituto da Cava, em 2003 cerca de 300 mil pessoas foram à região. Um escritório de turismo instalado ali há dois anos visa aumentar o número no médio prazo.
A iniciativa pega carona na crescente popularidade das cavas, hoje exportadas para países do mundo todo. No Brasil, por exemplo, foram compradas 232.664 garrafas da bebida em 2003, número 9% maior do que o registrado em 2002. Já a Argentina registrou um salto de 300% no consumo do produto no mesmo período.
Para Esther van der Paverd, encarregada de relações internacionais da Codorníu, uma das empresas mais tradicionais de cava de Sant Sadurní, a ação turística na região deve tanto atrair apreciadores de vinhos quanto alavancar ainda mais o consumo do produto. "Recebendo os visitantes, divulgamos o produto. Muitas pessoas tomam a cava pela primeira vez aqui", comenta.
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