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13/08/2001 - 12h06

Califórnia produz musicais da Broadway no circo

MARGARETE MAGALHÃES
da Folha de S.Paulo

A idéia de que musicais nos EUA são símbolo da Costa Leste, mais precisamente da cidade de Nova York, não vale para os californianos, que até 26 de agosto têm a cidade de Sacramento (141 km de San Francisco) para assistir a espetáculos encenados na Broadway. A diferença é o local, bem menos suntuoso: um circo.

Durante sete semanas, no auge no verão americano, entre julho e agosto, a capital da Califórnia apresenta uma coletânea de clássicos da meca dos musicais, ao ritmo de uma peça por semana.

Os shows são produzidos pela Music Circus, uma companhia da Califórnia especializada na montagem de musicais e que comemora neste ano o 50º aniversário.

Mas, em Sacramento, a paixão pelos musicais ganha um estilo descontraído que combina com o espírito californiano. Troca-se a chique cortina vermelha por uma simples lona marrom.

"Ninguém precisa se preocupar em se maquiar e pôr terno. Não tem gravata apertando o pescoço. As pessoas vêm [aos musicais" com short e sandálias", avisa Christopher McSwain, 34, relações-públicas da Music Circus.

E mais, o público pode assistir ao espetáculo comendo pipoca e carregando seu copo de refrigerante de quase um litro sem ficar inibido e achar que é farofeiro.

"A energia é incrível", afirma McSwain, em referência ao fato de os artistas atuarem em um picadeiro circular e rotatório, rodeado pela platéia. São 2.500 cadeiras, das quais 10% têm a visão parcial.

Mas, apesar da falta de pompa, a qualidade dos musicais segue o padrão das produções em cartaz em Nova York ou em Londres. O ingresso custa cerca de US$ 40 para cada musical.

Segundo McSwain, vários dos diretores, atores e coreógrafos já atuaram na Broadway, e a Music Circus costuma trazer estrelas premiadas ou indicadas para o Tony Award, o prêmio mais importante do teatro americano.

Até hoje, a companhia já montou 143 produções diferentes, vistas por mais de 5 milhões de espectadores, das quais "Evita", "Hair", "My Fair Lady", "West Side Story", "42 Street" e "Ana e o Rei" são as mais conhecidas do público brasileiro.

O amante de musicais não deve ter a expectativa de ir a Sacramento e assistir a "A Bela e a Fera" ou "O Fantasma da Ópera" -pelo menos enquanto elas continuarem a ser encenadas na Broadway. A Music Circus só produz o que não está em cartaz em Nova York. "Vemos o que está disponível", afirma McSwain.

Hoje estréia o quinto musical da série, "Fiddler on the Roof" ("O Violinista no Telhado"), um clássico de origem judaica, que narra a história de um pai que sonha em casar as três filhas mais velhas com um marido judeu e rico.

E, de 20 a 26 de agosto, a temporada é encerrada com o musical "Show Boat", desconhecido pelos brasileiros, mas uma homenagem por ter sido um dos musicais do ano de estréia da Music Circus.

A febre de montagens temporárias em tendas de lona surgiu nos Estados Unidos na década de 50. Em 1951, dois produtores nova-iorquinos, Russel Lewis e Howard Young, escolheram Sacramento para armar um desses circos.

Dos cerca de 40 circos que abrigavam temporadas temáticas, a Music Circus foi a primeira da Costa Oeste e a única remanescente da região.
Para ver musicais sob a lona, só há mais uma temporada, pois em 2003 ela deverá ser substituída por fibra de vidro.

Music Circus - 1.419 H Street, Sacramento, tel: 00/xx/1/916/557-1999; site www.californiamusicaltheatre.com




 

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