UOL
       
 
Virada de mesa

Bilheteria

Gama

Investimentos

Nível técnico

A base de cada equipe

Frases

Absurdos
 

ABSURDOS

Mudança de endereço
Alegando uma invasão de campo ocorrida no Mineirão, os dirigentes mudaram o local da decisão da competição em 1974, inicialmente marcada para o estádio mineiro. Dessa forma, o Vasco enfrentou o Cruzeiro no Maracanã e acabou levando o título depois de uma vitória por 2 a 1.

Deixa pra lá
Na final do Módulo Amarelo da competição em 1987, Sport e Guarani, que acabaram declarados campeão e vice do Brasileiro, desistiram de decidir nos pênaltis o vencedor dessa fase. Motivo: após mais de uma dezena de cobranças de cada equipe, a disputa permanecia empatada.

Maratona
O Coritiba reclamou da marcação de uma partida contra o Santos em Juiz de Fora, em 1989, e acabou não comparecendo para disputar o jogo. A CBF puniu a equipe paranaense, rebaixando-a para a segunda divisão, dando início a uma das maiores batalhas jurídicas de toda a história do Campeonato Brasileiro.

No tapetão
Em 1991, o Fluminense tirou o Corinthians das semifinais com uma vitória no tapetão. O clube carioca foi beneficiado com os pontos que ganhou de uma partida contra o Botafogo-RJ depois que torcedores invadiram o campo. Detalhe: o jogo foi disputado nas Laranjeiras, estádio que pertence ao próprio Fluminense.

Vaga na bilheteria

Em 1974, o Brasileiro atingiu um dos picos de insanidade de sua história. Na ocasião, o regulamento classificava de fase times pelo inacreditável critério de melhor média de público. O Nacional, de Manaus, mesmo com uma campanha medíocre, foi um dos beneficiados pela regra.

Deserto
Mesmo em uma fase final, mas com os dois clubes já desclassificados, Juventude e Lusa, na edição de 1997, fizeram uma partida, em Porto Alegre, que foi testemunhada por 55 torcedores. O Juventude não pôde jogar em Caxias do Sul, sua cidade, por não ter um estádio com a capacidade mínima exigida pelas regras.

Pechincha
Com custos salariais milionários para seus clubes, o futebol brasileiro precisou vender ingressos a preço de banana para encher estádios. Na edição de 1999 do Nacional, por exemplo, o Atlético-MG vendeu ingressos para alguns de seus jogos do Mineirão por R¹ 1, o equivalente ao preço de um refrigerante.

Final para poucos
Em 1991, o Bragantino, time do interior paulista, foi à final do Brasileiro e teve o direito de disputar a partida decisiva, contra o São Paulo, em seu estádio, que comportava 15 mil pessoas. Para lucrar, o clube cobrou preços exorbitantes pelas entradas. Resultado: pouco mais de 12 mil pagantes assistiram ao jogo.


Leia mais

Absurdos (2)