INVESTIMENTOS
Clube dos
13 tem na emissora a maior esperança de levantar o interesse pelo
Brasileiro, permitindo que o canaldecida os horários das
transmissões
Globo tem
carta-branca
DO PAINEL
FC
|
Residem na Globo as
esperanças do Clube dos 13 de levantar a Copa João Havelange.
A associação fará de tudo para atender aos interesses da emissora, que
detém os direitos de TV da competição. Em contrapartida, espera que ela
consiga “aquecer’’ o torneio e torná-lo mais interessante para o torcedor
_o da poltrona e o do estádio.
Caberá à emissora decidir que jogos pretende exibir e, em consequência,
definir seus horários.
Um dia depois de a Copa ter sido formalizada, a Rede Globo começou a preparar
o espírito do espectador, anunciando “o maior espetáculo de futebol do
planeta’’.
“Era do interesse de todos que tivesse o campeonato. Futebol dá audiência.
A Globo, mais do que ninguém, sabe disso. Por isso, tenho certeza de que
saberá vender para o torcedor’’, comentou Edmundo Santos Silva, presidente
do Flamengo.
Fábio Koff tem a mesma opinião. E vai mais longe. Para o presidente do
Clube dos 13, o papel da Globo foi fundamental para que a associação,
a CBF e o Gama chegassem a um acordo e não deixassem o país sem seu principal
esporte no segundo semestre.
“Eles participaram das reuniões mais importantes, que selaram a paz e
viabilizaram a Copa Havelange’’, disse Koff. “Se não tivesse campeonato,
teríamos de pagar mais de R$ 60 milhões de multa.’’
Mas a confusão em torno do torneio, montado às pressas, significou ao
Clube dos 13 algo como dar um tiro no próprio pé.
A entidade diz que os direitos de transmissão da Copa foram equivalentes
a US$ 40 milhões, US$ 30 milhões a menos do que custariam os do Brasileiro
normal.
José Augusto Bastos Neto, ex-presidente do São Paulo e um dos responsáveis
pelos contatos com a Globo, admite que, enquanto os clubes não conseguirem
organizar com competência e credibilidade o campeonato, não há como “tirar
mais das emissoras de TV’’.
“A sorte é que se você coloca São Paulo e Corinthians para disputar um
jogo de truco, com certeza vai ter gente querendo ver quem vai ganhar.
Não fosse isso, a situação seria ainda pior’’, disse o ex-dirigente são-paulino.
|
O contrato da Globo com o Clube dos 13 para transmitir o Brasileiro vai
até 2004 e, segundo a associação, como este ano ele será substituído pela
Copa Havelange, pode ser prorrogado até 2005.
O maior problema é com o Corinthians, que se recusa a renovar o contrato,
inclusive até 2004.
“A Globo tem que conversar com a Hicks Muse, porque ela é a dona do canal
de esportes PSN e tem os direitos de TV do Corinthians. As negociações
já começaram e os dois lados vão ter que ceder. A Globo não pode perder
um time como o Corinthians, mas a PSN deve aproveitar para levar alguma
vantagem’’, disse Alberto Dualib, o presidente do clube. (JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO)
Leia mais
Bagunça afasta investidores