Dupla prepara projeto para espalhar lambe-lambes em espaços degradados

Inspirados no projeto "Inside Out", do artista de rua francês JR, o fotógrafo Edu Fuica e o designer gráfico Leopoldo Longo encaminharam uma proposta para a Subprefeitura da Sé. O objetivo é conseguir decorar diferentes lugares do centro de São Paulo até metade deste ano.

"Estamos de acordo com a ideia de revitalizar [o centro], ocupando espaços que estão degradados e acrescentando com arte", explica Longo. O projeto deve se chamar "Centro para Cima". A ideia é parecida com a de JR: a dupla quer usar a técnica lambe-lambe em retratos de pessoas desconhecidas e imagens em preto e branco.

Edu e Leopoldo devem sair pelas ruas colando os cartazes com imagens bonitas. Além das fotografias que lembram o projeto do artista francês, há também imagens de dançarinos e recortes de detalhes.

O lambe-lambe é uma técnica utilizada com imagens fixadas em paredes com cola de polvilho ou farinha. Os posters podem ser removidos depois.

"JR começou na ilegalidade, sem a autorização de ninguém. Queremos fazer diferente, com a liberação da prefeitura", diz Longo.

Entre os lugares sugeridos pela dupla, estão paredes, escadas e postes públicos frequentemente utilizados pelos pichadores.

A Subprefeitura Sé informou que realizou uma reunião com os dois artistas, quando foi apresentado o projeto. Eles deverão formalizar o pedido, com especificações técnicas e indicações dos locais para a execução no setor de eventos da subprefeitura.

Depois disso, os documentos deverão receber aprovação da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) de acordo com a Lei Cidade Limpa.

O PROJETO "INSIDE OUT"

Em julho de 2013, a fotógrafa Raquel Brust também implantou retratos gigantes embaixo do Minhocão, todas as imagens feitas de moradores da região. Eram 20 fotografias ao todo, posicionadas entre os acessos da rua da Consolação até o terminal de ônibus na Amaral Gurgel. Ela recebeu duras críticas de que estaria plagiando JR.

No início de 2014, o artista francês trouxe ao bairro Bom Retiro parte do "Inside Out". O trabalho ocorreu em parceria com o fotógrafo argentino Pablo Saborido. Em 2008, JR colocou as imagens no morro da Providência, Rio de Janeiro.

O projeto "Inside Out", iniciado em março de 2011, passou por 112 países. JR o apresentou na conferência TED e pretendia mostrar personalidades desconhecidas nas principais comunidades do mundo em fotografias gigantes.

Publicidade
Publicidade