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Centauro é preferida do paulistano pelo segundo ano consecutivo

Praticar exercícios físicos regularmente começou a virar moda no início dos anos 1980. Pelo menos foi o que percebeu o empresário Sebastião Bomfim Filho à época.

Aos 28 anos e com a experiência de uma falência no currículo, ele resolveu acreditar na tendência e investiu em uma loja de materiais esportivos. Em 1981, fundou a Centauro que, pelo segundo ano consecutivo, foi eleita a melhor desse segmento pelos paulistanos das classes A e B ouvidos pelo Datafolha. Foram 24% das menções -em 2015 eram 29%.

A primeira unidade da marca foi na Savassi, bairro nobre de Belo Horizonte (MG). A proposta da loja tinha a ver com o público de maior poder aquisitivo que Bomfim mirava. Para conquistá-lo, incluiu carpete bege e vinho na decoração do espaço. Menos de duas décadas depois, já eram mais de 20 lojas naquele Estado.

No fim dos anos 1990, Bomfim decidiu que faria uma inédita megastore esportiva, a exemplo de como eram as grandes livrarias. Conseguiu levantar o projeto no West Plaza, shopping da capital paulista, em 2000.

Hoje, aos 35 anos, a Centauro -além de reconhecida em todo o país por suas lojas que ostentam até raias de atletismo na decoração- é a maior rede de varejo de produtos esportivos da América Latina. No ano passado, o faturamento da empresa somou R$ 2,5 bilhões.

"Cada vez mais, o consumidor é multicanal. Mais do que prontos para atendê-lo, buscamos sempre novas soluções", afirma o CEO da marca, Pedro Zemel.

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Para saber +

  • Fundação: 1981
  • Origem: Belo Horizonte
  • 187 lojas no Brasil
  • (24 na capital paulista, todas em shoppings)
  • Funcionários: 7.000
  • centauro.com.br

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Pedro Zemel, CEO do Grupo SBF, que controla a Centauro

sãopaulo - Atualmente, quais são os principais desafios da empresa?
Pedro Zemel - A crise cria um cenário desafiador, mas o segmento de artigos esportivos é menos impactado, pois os brasileiros cada vez mais preocupam-se com o bem-estar. Prova disso é o aumento do número de academias e dos circuitos de rua, que já passam de 500 no Brasil.

E a principal estratégia de venda?
Ter as melhores marcas, garantir uma excelente experiência de compra e conveniência aos consumidores. Para isso, estando onde o cliente está: no shopping ou à distância de um clique.

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