'50 Best' revela os melhores restaurantes da América Latina nesta terça-feira

Chefs e restaurateurs de vários países latinos circulam pelas ruas de Bogotá nesta semana. Eles viajaram até a capital colombiana para acompanhar a cerimônia que anunciará, nesta terça-feira (24), os integrantes da lista de 50 melhores restaurantes da América Latina, ou "50 Best". O prêmio está em sua quinta edição e é uma subdivisão da lista dos 50 melhores do mundo, existente desde 2002.

No teatro Julio Mario Santo Domingo, a partir das 20h30 (23h30 no horário de Brasília), além do anúncio do ranking, colocação por colocação, serão entregues prêmios de categorias já anunciadas, entre eles, o de "restaurante com potencial" (the one to watch), ao carioca Oro, comandado por Felipe Bronze.

Tomás Rangel/Divulgação
O prato feijão-preto e laranja, que integra o menu-degustação do Oro
O prato feijão-preto e laranja, que integra o menu-degustação do Oro

A melhor chef mulher desta edição é a colombiana Leonor Espinosa, do Leo. E o mexicano Guillermo González Beristáin, do grupo Pangea, foi premiado pelo conjunto da obra.

Atualmente, há nove brasileiros no ranking latino.

Os paulistanos D.O.M. (3ª posição), de Alex Atala, Maní (8ª), de Helena Rizzo, A Casa do Porco (24ª), de Jefferson Rueda, Mocotó (28ª posição), de Rodrigo Oliveira, e Tuju (45ª posição), de Ivan Ralston; os cariocas, Olympe (17ª), de Claude e Thomas Troisgros, Lasai (18ª), de Rafa Costa e Silva e Roberta Sudbrack (25ª), da chef de mesmo nome, que fechou as portas no início do ano e, portanto, deixará a lista; e o belenense Remanso do Bosque (44ª), dos irmãos Thiago e Felipe Castanho.

A lista é formulada a partir de votos de um júri composto por 252 jornalistas, foodies, chefs e restaurateurs de quatro sub-regiões da América Latina —63 votos para cada. O jurado deve votar em dez diferentes casas, visitadas ao menos uma vez nos últimos 18 meses, sendo quatro delas de países que não sejam o seu de origem.

Na lista do ano passado, os primeiros colocados são os peruanos Central (1º) e Maido (2º), o brasileiro D.O.M. (3º), o chileno Boragó (4º) e o mexicano Pujol (5º).

A jornalista viajou a convite da ProColombia

Publicidade
Publicidade