Da Galileia a Bento Gonçalves, casal roda o mundo para conhecer vinícolas

Arquivo Pessoal/3.(articleGraphicSpace).
O casal Dorival da Silva e Cristina Mandl, que viaja o mundo conhecendo vinícolas
O casal Dorival da Silva e Cristina Mandl, que viaja o mundo conhecendo vinícolas

Curioso com tudo quando se trata de vinho, Dorival da Silva queria conhecer aquele tonel enorme de carvalho de 30 mil litros na vinícola francesa. Pediu para entrar nele e, lá dentro, encontrou um funcionário mexendo em gravetos amarrados. Questionado, o francês acabou confessando: "A gente coloca esses ramos pra dar mais gosto no vinho..."

Pode isso, Dorival? "Poder, pode. Mas não deve", diz o empresário, que nos últimos 15 anos tem se dedicado, ao lado da mulher, a paisagista Cristina Mandl, a conhecer vinícolas pelo Brasil e pelo mundo.

A paixão pelo vinho já levou o casal a cerca de 20 países, desde os mais tradicionais até aqueles que não são conhecidos por sua produção. "Nos surpreendemos na Galileia ao ver vinhos da mesma casta cultivados em diferentes altitudes. Um syrah maravilhoso! Mais ao sul, vimos vinhos fermentando em tonéis expostos ao sol, o que costuma ocorrer na sombra", conta Dorival.

O mote da viagem é sempre enófilo. É claro que, de quebra, eles acabam conhecendo a história e a cultura da região. "Mas na última viagem para a Argentina, foram nada menos que 16 vinícolas", diz Cristina.

Ela ainda faz questão de lembrar a alta qualidade dos espumantes nacionais. "Não são bons. São excelentes! Gostamos muito da região de Bento Gonçalves. E Santa Catarina também está fazendo ótimos vinhos", recomenda ela, que viaja todo ano para o sul do país. "O que não pode é ter preconceito."

"O problema do produto nacional é que você não bebe vinho, bebe imposto", brinca Dorival. "O imposto deveria ser muito menor, pois a qualidade já está bem alta."

O casal mora em Bragança Paulista (SP), mas mantém um apartamento em São Paulo, frequentado quase que exclusivamente quando há encontros do mundo do vinho. "Participamos de confrarias, jantares", conta Dorival. "Estou sempre no computador descobrindo eventos", diz Cristina.

*

3 dicas do casal para um enófilo viajante

1. Cidade do Vinho (La Cité du Vin) em Bordeaux, na França
"São tantas experiências sensoriais, visuais, gustativas, tanto para o iniciante quanto para quem entende. Ficamos muito felizes em ir lá."

2. Vinícolas próximas ao vulcão Etna, na Sicília, Itália
"Devido à pouca produção, não há exportação para as Américas. É um vinho maravilhoso e merece ser conhecido."

3. Inovações em Mendoza, Argentina
"Muitas vinícolas pouco conhecidas da região estão fazendo diversas experiências no plantio, com altitude, de castas etc. Os resultados são surpreendentes."

Arquivo pessoal
O casal Dorival da Silva e Cristina Mandl, que viaja o mundo conhecendo vinícolas
O casal Dorival da Silva e Cristina Mandl, que viaja o mundo conhecendo vinícolas
Publicidade
Publicidade