Publicidade

Criador do Photoshop é uma das principais atrações do Design Weekend

Uma das maiores atrações do Design Weekend deste ano antecipa o calendário oficial. No dia 4 de agosto, Thomas Knoll, inventor do software que se tornou um marco na história da vida digital, dará uma palestra na Belas Artes.

O programa Photoshop, que já tem 27 anos, é um dos softwares mais vendidos no planeta, com dezenas de milhões de usuários. Usado por fotógrafos e designers, proporcionou fusões entre os dois campos e virou verbo já no começo dos anos 1990.

Divulgação
Thomas Knoll, programador responsável pela criação do software Photoshop
Thomas Knoll, programador responsável pela criação do software Photoshop

"Photoshopar" tornou-se sinônimo de alterar, tirar defeitos, embelezar. Uma mão na roda para a publicidade e para os artistas e, pelas mesmas razões, ferramenta polêmica no jornalismo.

Thomas Knoll criou o Photoshop junto com o irmão, John. Apaixonado por filmes de ficção científica como "Star Wars", John fazia maquetes de naves e estações espaciais para filmar. Sua paixão o levou a trabalhar como cameraman na Industrial Light & Magic, empresa de efeitos especiais fundada por George Lucas nos anos 1970.

Thomas, que gostava de fotografia, penava no laboratório caseiro com as variações incontáveis de contrastes e tonalidades de preto e branco que resultavam de suas revelações no quarto escuro. Estudante de programação, criou um programa para tornar mais nítidas as imagens no computador. Em 1987, nascia o Display, ancestral do Photoshop, ambiente de decodificação e processamento de imagens, que introduziu um gradiente de cinzas entre preto e branco, ainda com definição de pixel.

A primeira versão saiu em fevereiro de 1990. Quando os scanners coloridos se tornaram fáceis e baratos, a fotografia digital se popularizou, os computadores diminuíram de tamanho e peso enquanto suas memórias cresciam, o ambiente ideal para aproveitar tudo isso era o Photoshop, com ferramentas intuitivas.

CONCURSO GLOBAL

Três oficinas durante o evento vão explicar sobre o maior concurso para ações de adaptação às mudanças climáticas dirigido a designers.

Promovido pela plataforma holandesa de palestras What Design Can Do (WDCD), o Climate Action Challenge é uma competição que busca ideias, projetos de serviços e sistemas com soluções inovadoras que combatam efeitos das mudanças climáticas. Os temas são água, moradia, saúde, energia e comida.

Os vencedores, selecionados e avaliados por um júri internacional compartilham um pacote no valor de € 900 mil (R$ 3,3 milhões), que inclui orçamento de produção e um programa de aceleração para execução.

"A ideia dos workshops é familiarizar as pessoas com a competição, com a ferramenta de descrição dos projetos e instigá-las a desenvolver suas ideias", diz Bebel Abreu, da Mandacaru Design, parceira brasileira da What Design Can Do.

O concurso é aberto. Não é necessário apresentar protótipo ou plano de negócios. "Um aplicativo que resolva gargalos de uma das áreas básicas se enquadraria", diz.

Requisitos importantes são inovação, praticidade, escala, acessibilidade e facilidade de compreensão e comunicação. Participantes têm até 24/9 para enviar ideias.

PALESTRA THOMAS KNOLL
QUANDO 4 de agosto, às 9h
QUANTO Gratuita
ONDE Centro Universitário Belas Artes, r. José Antônio Coelho, 879, Vila Mariana
MAIS belasartes.br

OFICINAS
mandacarudesign.com.br

Publicidade
Publicidade
Publicidade