Publicidade

como escolher um imóvel

Comprador de imóvel deve prestar atenção em rachaduras e manchas

Na pressa, muita gente não dá atenção às avarias de um imóvel antes de bater o martelo da compra. O descuido pode gerar surpresas desagradáveis. Foi o que aconteceu com a fotógrafa Cristina Camargo Igreja, 43 anos, moradora de um sobrado no Jardim São Paulo desde junho de 2016.

Seis meses depois da mudança, na semana entre o Natal e o Ano Novo, ela foi surpreendida com um vazamento no cômodo onde dormem seus filhos Gabriel, de 2 anos, e Mariana, de 10. "A água que escorria pelas paredes inundou o quarto."

O problema poderia ter sido evitado com uma simples inspeção no local, feita por um engenheiro ou arquiteto. O vazamento ocorreu porque uma família de maritacas fez seu ninho dentro do telhado da casa, deixando buracos nas telhas e na manta térmica. "Se eu tivesse descoberto o ninho quando mudei, antes das chuvas, não teria tido tanta dor de cabeça", afirma.

Marcelo Justo/Folhapress
Ossada suspeita de ser de João Leonardo da Silva Rocha, morto na ditadura militar, é exumada em Palmas do Monte Alto (BA)
Cristina e os filhos Gabriel e Mariana no quarto onde ocorreu vazamento causado por ninho de maritacas

A professora de arquitetura do Mackenzie, Maria Augusta Justi Pisani, recomenda que o comprador faça um check-up no imóvel antes da negociação final. O ideal é montar um roteiro (veja lista abaixo) com itens que devem ser verificados, mas algumas imperfeições são de difícil identificação para leigos. "É bom levar um profissional especializado. Basta um engenheiro ou arquiteto idôneo."

Em imóveis usados, o cuidado precisa ser redobrado. Vale dispensar atenção especial à verificação das instalações elétricas, que podem causar curtos-circuitos no futuro. "Não é raro encontrar gambiarras. Se o imóvel tiver mais de 20 anos é provável que não suporte a demanda energética de um aparelho de ar-condicionado ou aquecedor", afirma o corretor Felipe Grifoni, da Refúgios Urbanos.

Outra surpresa desagradável muito comum é a descoberta de dívidas de IPTU ou de condomínio vinculadas ao imóvel. O advogado Gustavo Gonçalves Gomes, do escritório Siqueira Castro, afirma que o procedimento é burocrático. "Como não há na cidade um banco de dados consolidado, é preciso solicitar certidões em vários cartórios para garantir a segurança do investimento."

Mas nem tudo é motivo para desistir do negócio. Para Marcelo Junqueira, diretor regional da Brasil Brokers, o momento é bom para o comprador que está aberto a negociações. "Se o imóvel tem alguma avaria, o interessado pode usar o defeito a seu favor para barganhar com o proprietário."

Veja abaixo as principais recomendações dos especialistas para garantir uma aquisição sem transtornos:

LOCALIZAÇÃO

Verifique se o imóvel está em área com risco de inundação. Consulte o mapa colaborativo de pontos de alagamento feito pela Poli-USP e converse com moradores do entorno. Em terrenos com declive, procure indícios de instabilidade no solo, como marcas de erosão e trechos sem vegetação.

Em apartamentos, andares altos têm mais mais ventilação e luz, mas nem sempre são os mais silenciosos. Outro fator importante a ser observado é a posição do apartamento no prédio. Aqueles que estão voltados para o fundo do condomínio costumam ser menos suscetíveis ao barulho da via. Cuidado com as unidades próximas da área de lazer porque o movimento pode incomodar.

IMÓVEL

Para não ser surpreendido com um aumento repentino no condomínio, Felipe Grifoni recomenda prédios com manutenção em dia e taxas razoáveis para a região.

Verifique se as torneiras e registros funcionam corretamente e se a caixa d'água está limpa e bem instalada. Cheque também os disjuntores, as tomadas e as instalações de internet e telefone.

Manchas de umidade podem ser indício de infiltração. As mais difíceis de resolver são as que vêm do solo e afetam as fundações.

DOCUMENTAÇÃO

Solicitar a certidão de registro do imóvel no cartório local. Esse documento revela quem são os proprietários oficiais do imóvel e se ele está implicado em algum processo judicial. Peça para o síndico uma declaração de quitação de condomínio. Quando a propriedade tem mais de um dono, é necessário verificar ainda os autos do inventário, para certificar-se que todos os herdeiros estão envolvidos na transação.

Marcelo Justo/Folhapress
Ossada suspeita de ser de João Leonardo da Silva Rocha, morto na ditadura militar, é exumada em Palmas do Monte Alto (BA)
Cristina e seus filhos Gabriel e Mariana tiveram problemas na casa por causa de um ninho de maritacas

*

O CHECKLIST DA ESCOLHA DO IMÓVEL

LOCALIZAÇÃO
-Áreas de risco (inundação ou deslizamento)
-Segurança do bairro
-Barulho (proximidade com comércio, avenidas, janelas anti-ruído etc)
-Orientação: face norte x face sul
-Andar alto x andar baixo
-Posição em relação a fachada: voltado para a rua x voltado para os fundos
-Lei de zoneamento
-Potencial de valorização
-Aumento de IPTU na região

IMÓVEL
-Rachaduras, trincas e fissuras
-Infiltrações e umidade
-Janelas (ventilação e iluminação)
-Instalação elétrica (tomadas, fiação, disjuntores etc)
-Instalação hidráulica (registros, caixa d'água, torneiras etc)
-Fundação e telhado
-Paredes estruturais
-Qualidade dos acabamentos
-Características do condomínio

DOCUMENTAÇÃO
-Certidão do registro de imóveis (verificação de dívidas)
-Certidões de protestos e de distribuição de demandas judiciais, do proprietário e do cônjuge
-Certidões da construtora, para imóveis novos
-Liberação do Habite-se
-Cláusulas de contrato
-Declaração de quitação do condomínio
-Autos do inventário, para imóveis com mais de um proprietário
-Manual do proprietário e memorial descritivo, para imóveis novos

Publicidade
Publicidade
Publicidade