Entre 2013 e 2017, cada empreendimento lançado no Campo Limpo, na zona sul, teve em média 198 unidades.
O modelo de negócios de optar por complexos com mais de uma torre e apartamentos pequenos fez com que o distrito fosse o líder em número de unidades lançadas no período na cidade de São Paulo –foram 6.928 distribuídas em apenas 35 empreendimentos.
A média do tamanho dos novos imóveis na região é de 49,3 metros quadrados. Os dados são de estudo feito pelo Grupo Zap Viva Real.
"É uma região mais acessível, onde há grandes terrenos e foram lançados muitos apartamentos para o Minha Casa Minha Vida", diz Celso Amaral, 57, diretor da Geoimóvel e da Amaral D'ávila. "Em outros bairros similares se vê comportamento parecido. Aconteceu muito isso em São Paulo. O mercado imobiliário aproveitou esse segmento", completa.
De fato, outras regiões com o mesmo perfil, como Vila Prudente e Itaquera, na zona leste, também tiveram alto número de lançamentos no período –5.951 e 5.947, respectivamente.
Especializada em imóveis de perfil econômico, a Árbore Engenharia constrói na região o Up Campo Limpo.
Com 106 unidades, que vão de 43 a 48 metros quadrados, divididas em duas torres, o empreendimento já está 60% vendido, a um preço médio de R$ 215 mil. A previsão de entrega é no fim de 2019.
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Bairro do Campo Limpo, na zona sul de SP |
Segundo Vinicius Ferreira da Silveira, 42, sócio da Árbore, a empresa escolheu a região porque ela é populosa, tem alta procura e é próxima a vias importantes da cidade.
"As pessoas querem morar lá porque há facilidade de acesso para o resto de São Paulo. Estamos perto da Giovanni Gronchi, da Francisco Morato e da Estrada do Campo Limpo, onde há boa infraestrutura de ônibus", diz.
O perfil dos clientes, conta Silveira, é de casais jovens já moradores da região em busca do primeiro imóvel.
O engenheiro Felipe Paulino de Oliveira, 28, nasceu, cresceu e hoje trabalha na região, mas foi morar em Carapicuíba, na Grande São Paulo, há três anos, logo depois de se casar. Ele comprou um apartamento no Up a fim de voltar para perto da família, junto com mulher e filho, e ficar próximo do emprego.
"Foi uma oportunidade muito boa para voltar à região, e fica a cinco minutos de carro do meu trabalho. Mal vou precisar sair daqui", diz.
Lançado em novembro, o Único Zona Sul, da Cury, também já teve 60% de suas 280 unidades de 40 metros quadrados vendidas. O conjunto tem quatro torres e opções a partir de R$ 197 mil.
Segundo Guilherme Mattos, 37, diretor de vendas da empresa, 100% dos clientes financiaram a compra pelo Minha Casa Minha Vida.
"Provavelmente nosso cliente não conseguiria comprar por um banco privado", afirma, lembrando que a renda mensal familiar média dos compradores do Único varia entre R$ 2.700 e R$ 3.200.