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Chinesa JAC cria carro para o Brasil e prioriza utilitários

A chinesa JAC mudou sua estratégia no Brasil. Após viver um bom momento no início da década e perder mercado devido a mudanças nas regras de importação, a empresa vai priorizar os utilitários esportivos, que passam a ser maioria nas lojas.

O modelo da vez é o SUV compacto T40. O projeto começou em 2011, no estúdio italiano da montadora. "Esse carro foi integralmente concebido para o Brasil", diz Sergio Habib, presidente da importadora SHC. "Mas o passado foi amargo, saímos de de 3.000 unidades vendidas por mês para 4.500 por ano."

O novo modelo tem motor 1.5 flex (127 cv) e câmbio manual de cinco marchas. A versão automática vai estrear em fevereiro de 2018.

Com tração apenas na dianteira, o T4 vai bem estradas de terra batida, mas sem vocação para o off-road pesado. É feito para o asfalto, por onde roda sem fazer barulho.

O computador de bordo tem uma pequena tela, de difícil leitura, colocada entre velocímetro e conta-giros. O problema é a pouca luminosidade, que a JAC promete corrigir com a reprogramação do equipamento.

O preço do novo utilitário começa em R$ 57 mil. Os principais itens de série são controles de tração e de estabilidade, ar-condicionado e acionamento elétrico de vidros, travas e retrovisores.

Além do desenho "ocidental" e do interior com apliques em couro, o maior trunfo do JAC T40 está na variedade de itens eletrônicos oferecidos na versão mais cara (R$ 59 mil), bem ao gosto do consumidor de SUVs. Há sistema multimídia com tela de oito polegadas, monitoramento de pressão de pneus e piloto automático, que mantém a velocidade sem que seja preciso pisar no acelerador.

O jipinho de origem chinesa vem equipado também com câmera frontal, que grava continuamente imagens a frente do carro. Segundo Habib, esse recurso propicia descontos no seguro do carro, já que acidentes serão documentados por imagens.

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