Siga a folha

Arqueólogos acham local onde navio do explorador James Cook pode ter afundado

Segundo cientistas, navio afundou em 1778 no estado de Rhode Island (EUA)

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Sydney (Austrália) | AFP

Um grupo de arqueólogos australianos e americanos parece ter localizado a área em que o Endeavour, o navio que o explorador britânico James Cook usou em suas viagens à Austrália e à Nova Zelândia, teria afundado.

Segundo os cientistas, o navio afundou em 1778 perto do porto de Newport, no estado de Rhode Island (Estados Unidos), anos depois de ter sido usado por Cook.

"A equipe delimitou a possível área de naufrágio do Endeavour a um só lugar, o que é muito promissor", disse o diretor do Australian National Maritime Museum, Kevin Sumption.

"Será preciso muito mais trabalho, análise e pesquisa em detalhe até que possamos definitivamente dizer que encontramos o 'Endeavour' de James Cook", acrescentou Sumption.

O navio é conhecido principalmente pelas viagens do explorador britânico à Austrália e à Nova Zelândia. No porto de Darling, perto de Sydney, é possível ver uma réplica do navio.

Depois que Cook o usou, o veleiro foi vendido e afundado junto com outros 12 navios, em 1778, durante a Guerra da Independência americana.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas