Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Setor de telemarketing lança campanha para melhorar imagem

Sindicato pede adoção de boas práticas; 180 empresas estão suspensas pelo Ministério da Justiça

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O Sintelmark (sindicato que representa o setor de telemarketing em São Paulo) lançou uma campanha para tentar melhorar a imagem do setor. Sob o nome de "Comunicação + Assertiva", a ação quer estimular as empresas a adotarem práticas de autorregulação.

Laurent Delache, diretor administrativo do sindicato, diz que a ideia é melhorar a comunicação entre as empresas e o consumidor final.

31 entidades e empresas estão proibidas de oferecer serviços e produtos sem que o consumidor tenha consentido o contato - Catarina Pignato

A entidade sugere que as empresas de contact center adotem o código de ética definido pelo Probare (Programa Brasileiro de Autorregulamentação do Setor de Relacionamento), que certifica companhias com boas práticas.

O setor de telemarketing está sob pressão. Em julho, 180 empresas foram suspensas pelo Ministério da Justiça pela prática de telemarketing abusivo. Elas estão proibidas de fazer ligações para oferecer produtos e serviços a clientes que não tenham consentido o contato.

O sindicato defende que a suspensão fragiliza os sistemas de atendimento aos consumidores e coloca em risco empregos. O setor de relacionamentos emprega cerca de 1,5 milhão de pessoas no Brasil, dos quais cerca de 400 mil estão em São Paulo.

Joana Cunha com Fernanda Brigatti, Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas