Presidente da Caixa será o 8º integrante da gestão Temer no governo Doria em SP

Nelson de Souza vai presidir três estatais, incluindo a Emplasa, da área de planejamento

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

São Paulo

O governo de João Doria (PSDB) em São Paulo anunciou nesta sexta-feira (28) mais um integrante do alto escalão da gestão de Michel Temer (MDB), o atual presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson de Souza. 

Ele presidirá um grupo três estatais, de diferentes áreas: a Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), a CPOS  (Companhia Paulista de Obras e Serviços) e a Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo). 

Ele é o oitavo integrante do alto escalão do governo Temer na gestão de Doria, que durante a campanha atacou Paulo Skaf (MDB) pela ligação com o presidente. 

Doria já chamou sete ministros e ex-ministros de Temer para fazer parte de seu governo. O último deles foi o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira Filho, que vai comandar a Investe SP, agência paulista de promoção de investimentos.

Nelson Antônio de Souza, presidente da Caixa Econômica Federal, será presidente de estatais na gestão Doria - Caixa Econômica Federal/Divulgação

Os ministros Gilberto Kassab (Casa Civil), Henrique Meirelles(Fazenda), Rossieli Soares (Educação), Sérgio Sá Leitão (Cultura), Alexandre Baldy (Transportes Metropolitanos), Vinícius Lummertz(Turismo) também serão secretários estaduais a partir do próximo ano.

De acordo com a equipe de Doria, ele foi convidado para "maximizar a contribuição dessas instituições para o desenvolvimento do Estado de São Paulo".

Doria pretende também fundir e fechar estatais, num projeto de enxugamento da máquina. A CPOS, por exemplo, é uma das empresas na mira desse plano. 

O novo presidente das estatais  começou a carreira na Caixa Econômica Federal em 1979. Ele ocupou vários cargos no banco e, em abril de 2018, chegou ao cargo de presidente.

Natural de São Paulo, ele é graduado em letras e em psicologia. Possui MBA em administração e marketing pelo Instituto de Estudos Empresariais do Rio de Janeiro. 

Relacionadas