Aloysio Nunes será o sétimo ministro de Temer no governo Doria em SP

Atual ministro das Relações Exteriores, Aloysio vai comandar a Investe SP

São Paulo

O governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), escolheu o ministro das Relações Exteriores do presidente Michel Temer (MDB), Aloysio Nunes Ferreira Filho, para comandar a Investe SP, agência paulista de promoção de investimentos.

Aloysio deixará o Itamaraty e assumirá a nova função no dia 5 de fevereiro. Ele será o sétimo ministro do atual governo federal a fazer parte da gestão Doria em São Paulo.

Aloysio Nunes, atual ministro das Relações Exteriores e futuro comandante da Investe SP, em evento na capital paulista
Aloysio Nunes, atual ministro das Relações Exteriores e futuro comandante da Investe SP, em evento na capital paulista - Reinaldo Canato - 6.set.2018/Folhapress

Os ministros Gilberto Kassab (Casa Civil), Henrique Meirelles (Fazenda), Rossieli Soares (Educação), Sérgio Sá Leitão (Cultura), Alexandre Baldy (Transportes Metropolitanos), Vinícius Lummertz (Turismo) também serão secretários estaduais a partir do próximo ano.

A Investe SP está no guarda-chuva da Secretaria da Fazenda, Planejamento e Gestão, encabeçada por Henrique Meirellles.

Aloysio nasceu em São José do Rio Preto (SP) em 1945. Graduou-se em direito na USP (Universidade de São Paulo) e cursou ainda economia política e ciências políticas em universidades da França.

Em 1981, tornou-se procurador. Ingressou na carreira política como deputado estadual. Foi eleito vice-governador, deputado federal por três mandatos e senador. No governo do ex-presidente Fernando Henrique foi ministro da Casa Civil (1999) e titular da pasta da Justiça (2001).

Aloysio está à frente do ministério das Relações Exteriores no governo de Michel Temer desde março de 2017. Na Investe SP, Aloysio terá o desafio de trazer novos investimentos ao estado, que já responde por 31% do PIB (Produto Interno Bruto) do país.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.