Veja o que mudou na reforma gráfica da Folha impressa

Entre as alterações estão novas tipografias, que melhoraram a legibilidade sem mudar de tamanho

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São Paulo

A Folha estreou, na última sexta-feira (20), seu novo projeto gráfico na versão impressa. A mudança veio dois meses depois da mudança visual e tecnológica implantada nas versões digitais.

Reportagens, páginas e cadernos ganharam nova lógica e ordenamento no papel. Texto, imagem e infografia passaram a ser editados com o peso devido, que muitas vezes só o produto impresso —com seu ordenamento lógico, seu prazer tátil e sua comodidade— pode proporcionar.

A reforma mudou as fontes usadas no jornal. Além da Folha II, desenvolvida em 1996 e até hoje usada em títulos, foram criadas para este projeto duas novas tipografias, de uso exclusivo no Brasil, pelo catalão Jordi Embodas. A Folha Texto e a Folha Gráfico já haviam sido implantadas na versão digital.

A Folha Texto, usada nos textos de reportagens, permitiu melhor legibilidade mesmo tendo exatamente o mesmo tamanho que a anterior.

Além disso, alguns produtos e seções passaram por reformulações, incluindo novos dias de publicação.

Nos últimos dias, profissionais, leitores e a ombudsman fizeram elogios e críticas ao novo projeto.

Abaixo, veja os pontos centrais da reforma.

 

Algumas mudanças da reforma gráfica da versão impressa

  1. Tipografia

    A fonte Folha Serif, criada pelo alemão Erik Spiekermann e pelo holandês Lucas de Groot para o jornal em 1996, tornou-se uma marca institucional; ela continua presente, nas versões impressa e digital, como elemento importante da identidade

  2. Prazer de ler

    A ideia é que a Folha fique ainda mais prazerosa de ler na versão impressa: o jornal tem novos e mais recursos para aproveitar o que o papel tem de melhor e o que só ele pode oferecer como plataforma

  3. Logos

    Editorias têm repaginado o design de seus logos: mais leves, eles permitem que o conteúdo seja o destaque de cada página

  4. Seções históricas

    A flexibilidade adotada por este projeto vai permitir que editorias que foram descontinuadas e não circulam com periodicidade definida voltem a aparecer com mais frequência nas páginas da Folha

  5. Corrida

    Uma nova Folha Corrida passa a trazer conteúdo próprio: um almanaque de utilidades, curiosidades e informações, incluindo colunas e textos de blogs, que o leitor precisa para encarar o dia

  6. Suplementos

    A família de suplementos é repaginada. Entre as mudanças, o Guia ganha design mais leve, mais próximo ao do jornal, e reforça sua curadoria de conteúdo, e o Sobre Tudo passa a ser editado aos sábados, lançando também um blog sobre vida prática

  7. Ilustrada

    A Ilustrada mantém seu caráter de bússola cultural e resgata uma tradição de ousadia gráfica no design de suas capas, que marcou a história do caderno, que completa 60 anos em 2018

  8. Cores

    Uma nova paleta de cores, mais enxuta e ligada às cores históricas da Folha (azul, vermelho e preto), reforçará a identidade visual do jornal —com elas, o leitor reconhece a Folha onde for

  9. Reportagens especiais

    Grandes reportagens, com material fotográfico e infográfico especial, terão novos formatos e ganharão diferenciais, de forma a se destacar ainda mais do noticiário diário

  10. Unidade

    As mudanças implantadas em fevereiro na versão digital serviram de base para as novidades da edição impressa. Assim, o design e o texto do jornal são, cada vez mais, os mesmos em todas as plataformas

  11. Mais tipografia

    A pedido do jornal, o tipógrafo catalão Jordi Embodas personalizou os tipos gráficos usados em textos e infográficos. Exclusivos da Folha, são os mesmos já adotados na versão digital

Ajustes tipográficos feitos na reforma gráfica da versão impressa da Folha em 2018 - Marcio Freitas

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