ASNEIRAS
HOME | NOTÍCIAS  | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

ASNEIRAS E EQUÍVOCOS

Sânscrito: o idioma do futuro

Cristina Veiga
Especial para o GD

Qual será o idioma mais falado no mundo daqui a alguns anos? Deve ser o sânscrito. Sabe, uma daquelas mais antigas línguas clássicas da Índia? Pois é. Deve ser isso que o Itamaraty imagina para o futuro do planeta. Só pode ser. Não há outra explicação para o ministério das Relações Exteriores ter tirado o inglês como língua obrigatória para ingressar no Instituto Rio Branco, aquele que forma nada menos que os diplomatas brasileiros.

Ou será que a idéia da direção da chamada casa de Rio Branco é deixar os diplomatas falando português? Pode ser, né? Afinal, um representante do Brasil no exterior deve se entender muito bem lá fora usando o idioma da sua terra natal. Pára com isto, gente! Quantas pessoas no mundo falam português? E como um diplomata brasileiro vai representar o Brasil lá fora sem falar inglês?

É inimaginável que alguém estude relações internacionais sem ter pleno conhecimento de inglês. Aliás, toda a bibliografia é em inglês. E aí? A meninada vai perder tempo estudando inglês ao invés de estudar história enquanto faz o Instituto Rio Branco? Tenha dó! Tudo bem que ninguém concorde com a soberania norte-americana, mas aí já é demais.

E o chanceler Celso Amorim que, justamente no dia em que defendeu tirar o idioma das provas eliminatória, discursou em espanhol e deu entrevista coletiva em francês na reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Será que a idéia é contratar os futuros diplomatas aposentados para serem tradutores daqueles que ingressarem agora na carreira?

 
 
 

Mais Asneiras
07/12/2004 Eletrochoque para homossexuais
03/12/2004
Lula não toma jeito
02/12/2004
Você também vai ter que trabalhar mais
17/11/2004
“Dar o sangue” é apenas mais uma metáfora
29/10/2004
A perda da vergonha
22/10/2004
A briga de galo do PT
05/10/2004
Procura-se vereadora misteriosa
23/09/2004
Dona Marta, agora a senhora explica
14/09/2004
Covardias
01/09/2004
Lula quer se eternizar no poder