Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

capital humano

02/10/2008

Ioga melhora aprendizado da criança, diz especialista

 
 

Crianças agitadas e com dificuldades para se concentrar e relaxar podem ter melhoras significativas no comportamento praticando ioga.

Por se tratar de um exercício leve, que não força o corpo dos pequenos e ainda os ensina a respirar, a perceber os órgãos do corpo e a se conhecer melhor, a atividade é recomendada pelos médicos.

"Eles melhoram a coordenação motora e a postura corporal. Emocionalmente, ganham estabilidade e capacidade de concentração, e o aprendizado na escola fica mais produtivo", afirma a professora de ioga e psicopedagoga Lucia Sandri.

Na aula, a tática de Lucia para entreter os pimpolhos é propor atividades lúdicas. Para isso, ela conta histórias, fala de magia, faz suspense e imita os animais. "Comparamos os ássanas [posturas] com os bichos. Uma das posições de que eles mais gostam é a do leão", conta a professora. "As crianças se entregam, imitam as garras do animal e até colocam a língua para fora e gritam", diz ela.

Segundo o médico do esporte Renato Domani, professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a ioga ainda tem a vantagem de proporcionar uma evolução que varia de acordo com quem pratica. "É a própria criança quem dita o ritmo. A atividade não força partes do corpo como outros esportes, e o risco de estafa é menor", diz.

No fim, vira uma brincadeira. De acordo com Lucia, ao contrário dos adultos, os pequenos não têm preconceitos e, uma vez entregues à aula, tendem a ficar muito mais receptivos às propostas do que os mais crescidinhos.

As aulas são iguais, independentemente da idade, mas o tempo de permanência em cada postura é menor para as crianças. "Se um adulto agüenta cinco minutos, a criança fica só um ou dois e quer trocar de posição a toda hora", diz ela.

Matheus Travassos, 10 anos, pratica ioga há dois e deixou de sentir as dores de crescimento. "Foi muito bom para ele, melhorou também a coordenação motora", afirma o pai, Clóvis Travassos. Cícero Fernando Teixeira, 9, colega de Matheus na escola de ioga, diz que fica a prática o deixa com o corpo mais leve.

Porém, como a atividade mexe muito com a concentração e com a meditação, pode ser difícil, no início, fazer a criança aderir. Uma solução, segundo Domani, é os pais procurarem as aulas para incentivar os filhos. "Quando os pais praticam, os pequenos acabam interessados em imitá-los", diz.

Cuidados
Apesar dos benefícios, alguns cuidados devem ser tomados, pois há risco de contusões. Para Domani, não é bom que a criança repita muitos exercícios que sobrecarreguem a mesma parte do corpo. "É preciso fazer posturas alternadas para não machucar", diz.

Veja os benefícios da ioga para crianças
- Desenvolve a coordenação motora
- Melhora a postura corporal
- Dá estabilidade emocional
- Melhora o equilíbrio e a força
- Permite um bom alongamento dos músculos
- Fortalece os músculos e o sistema imunológico
- Melhora a capacidade de concentração e, conseqüentemente, o aprendizado na escola

Fonte: Lucia Sandri, professora de ioga; e Renato Romani, médico do esporte da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)
Folha Online

Áudio dos comentários

   

nOTÍCIAS ANteriores:
30/09/2008 Polícia italiana usa videogame no lugar de bafômetro
29/09/2008
Terapia pelos livros
26/09/2008 Instituição oferece curso gratuito de rádio para pessoas com deficiência visual
25/09/2008 Idosos ajudam na renda de 53% das casas onde vivem
24/09/2008
Doença do mau humor acomete três vezes mais mulheres do que homens
23/09/2008
Terapia genética recupera visão de pacientes cegos nos EUA
19/09/2008 Centro-Oeste passa Sudeste e fica com a maior renda do país
18/09/2008 Decreto proíbe menor de 18 anos como doméstica
16/09/2008
Ibope: 70% dos brasileiros aprovam qualidade do ensino
15/09/2008
Proposta do iReport é publicar notícias sem edição
Mais matérias