HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

capital humano
11/07/2005
Consultoras da Natura levam 32 mil jovens e adultos de volta à escola

 

Marina Rosenfeld
especial para o GD

Em pouco mais de seis meses, a Natura conseguiu mobilizar as 422 mil consultoras que vendem os produtos da empresa no país para que identificassem e ajudassem jovens e adultos com Ensino Fundamental incompleto a voltarem para a escola. O resultado conseguido por essa iniciativa é surpreendente: mais de 32 mil pessoas foram matriculadas em escolas da rede pública que possuem o EJA (Escola para Jovens e Adultos), um programa do Ministério da Educação.

Só a região nordeste concentra 41% dos matriculados, todos eles indicados por consultoras da Natura que fazem parte do programa Crer para Ver EJA, parceria da Natura com a Fundação Abrinq e o Ministério da Educação na inserção de jovens e adultos na escola.

O Crer para Ver EJA é apenas um dos braços do programa Crer para Ver da Natura, que existe há 10 anos e consiste na venda de produtos com valor 100% revertido para projetos educativos. “No programa EJA do Ministério da Educação faltava alunos e a Natura com suas consultoras tem grande potencial de mobilização no preenchimento das vagas”, diz o gerente de marketing Guto Pedreira, ao falar sobre a importância das consultoras nesse processo.

O trabalho das consultoras, no programa, entretanto, não se reduz só a estimular a volta aos estudos. Elas acompanham todo o processo: convencem as pessoas, as acompanham até a escola para fazer a matrícula e são responsáveis pelos jovens e adultos durante todo o tempo em que eles fizerem parte do Crer para Ver EJA.

O Crer para Ver EJA é uma das ações que a Natura desenvolve em conjunto com suas consultoras no programa do Movimento Natura. São inúmeras as iniciativas que têm sido desenvolvidas nas comunidades locais, às quais elas pertencem. Entre as ações, elas aplicam palestras sobre consumo consciente de água e energia renováveis, ensinam a fazer reciclagem, sensibilizam as prefeituras na criação de escolas que tenham o programa EJA, estimulam a produção de artesanatos e ainda incentivam os consumidores a comprar produtos Natura em formato de refil, que consomem até cinco vezes menos recursos naturais que uma embalagem normal.

Para Pedreira, incentivar o desenvolvimento de ações sociais é também uma forma de manter uma relação diferenciada com as consultoras. “Muda de uma relação econômica para uma relação social. A incorporação de aspectos sociais dá armas para a consultora perceber que ela é mais do que uma pessoa que vende produtos e que pode transformar o mundo com pequenas ações. Se 420 mil pessoas sensibilizarem mais quatro ou cinco, você atinge milhões”, comenta Pedreira.

   

NOTÍCIAS ANteriores
11/07/2005 Programas para executivos ganham cara da empresa
11/07/2005 Trabalhos monótonos fazem mal ao coração
11/07/2005 Mais da metade dos profissionais querem mudar de carreira
11/07/2005 Mulheres solteiras ganham mais que casadas
11/07/2005 Itamaraty oferece bolsa de estudo para negros
11/07/2005 Curso de gastronomia sem aula de culinária atrai profissionais
11/07/2005 Empresa investe na saúde física e mental de seus funcionários
11/07/2005 Empresa capacita e contrata ex-presidiários
11/07/2005 Supermercado estimula profissionais ao promover casamentos comunitários