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capital humano
18/07/2005
Jogo do Milhão é utilizado em treinamento para atrair vendedores

 

Marina Rosenfeld
especial para o GD

A baixa absorção de conhecimento na sala de aula entre os vendedores do Ponto Frio fez com que o RH da empresa se visse diante de um grande desafio: tornar agradável e dinâmico o processo de aprendizagem.

A falta de concentração e os olhares distantes durante os treinamentos levaram o RH a trocar as salas de aula, papel, caneta, desânimo e sono pelos “serious games”, ou jogos corporativos. De forma lúdica, o treinamento, cujo objetivo era transformar a atitude dos 5.000 vendedores em relação à venda dos serviços que o Ponto Frio oferece, foi transformado em um verdadeiro programa de auditório aplicado à realidade dos vendedores da empresa.

No mesmo estilo dos programas originais apresentados nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil, pelo SBT, o Jogo do Milhão, desenvolvido pela Laborativa Educacional para o Treinamento Arrancada 2005, reproduziu todos os elementos de um jogo que envolve perguntas e respostas num clima de competição. “É uma forma de fazer um balanço do conhecimento que eles adquiriram durante o treinamento e é divertido porque vira um show de verdade. O áudio, o vídeo, a música e o próprio instrutor estimulam a competitividade.”, afirma o diretor de serviços a clientes da Laborativa Educacional, André Souza.

As respostas valem pontos e no final tem sempre um ganhador. “Todo mundo sai ganhando porque estão aprendendo juntos, apesar de ter um ganhador”, comenta Souza. Os resultados foram tão positivos que a dificuldade inicial de atrair por dois dias os vendedores de todo o país deixou de ser um problema. “Como eles são fortemente orientados por resultados em suas vendas, o treinamento precisava ser muito atrativo para que pudessem transformar o conhecimento em mais vendas”, comenta Souza ao dizer que 99% das respostas de avaliação do programa mostraram que o treinamento contribuiu para o desenvolvimento deles e atendeu aos objetivos propostos.

Segundo Flavia Assaife, gerente de desenvolvimento do Ponto Frio, o índice de retenção de conhecimento chegou a 89%. Enquanto utilizava métodos convencionais de treinamento, esse número variava de 60% a 75%. “Mas o mais importante de todo esse processo é que os 5.000 funcionários que participaram do Programa de Treinamento saem empolgados das aulas e, estimulados, passam a aplicar na prática o que foi apreendido”, relata Flávia.

   

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