HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

capital humano
20/06/2006
Alunos do Augusto Laranja fazem estágio para escolher profissão

 

Marina Rosenfeld
especial para o GD

Guias de profissão, testes vocacionais e palestras de orientação nem sempre são suficientes para que os jovens tenham certeza sobre o curso que irão prestar no vestibular. Pensando nisso é que o Colégio Augusto Laranja, em São Paulo, criou uma espécie de estágio supervisionado. Nele, alunos do 3º ano do Ensino Médio podem tirar possíveis dúvidas que ainda tenham sobre a profissão escolhida.
O programa foi implantado no colégio em 1998 e, desde então, quase mil alunos já passaram pelo estágio. No início do 3º ano do Ensino Médio, os estudantes recebem uma carta da escola explicando o programa de estágio e, a partir daí, devem procurar uma empresa de seu interesse.

A exigência é de que eles atuem por, no mínimo, 15 horas como estagiários não-remunerados (e sem vínculo empregatício) na área para a qual pretendem prestar vestibular e, ao final deste período, produzam um relatório sobre a experiência obtida. Além do relatório, a empresa também faz uma avaliação do aluno. Ao final do programa, o colégio concede ao aluno um certificado do estágio.
“Nosso principal objetivo é proporcionar aos estudantes um contato realista com o mercado de trabalho, facilitando, assim, a escolha da profissão no vestibular”, afirma Almir Laranja, diretor pedagógico do colégio.

Bruna Fernanda Camargo Silva, de 18 anos, foi uma das alunas que passou pela experiência. Ela conta que estava indecisa entre os cursos de Fisioterapia e Nutrição, mas eliminou o primeiro apenas em conversa com uma profissional da área. Para ter certeza do segundo, fez um estágio na Varig. “Eu observava o trabalho de duas nutricionistas na cozinha industrial, passando pelas várias etapas envolvidas no preparo dos alimentos”, conta. Saiu de lá certa de que era esta a carreira desejada e hoje cursa o 2º ano de Nutrição na Universidade São Camilo. “Achei bastante proveitoso o estágio, pois sem ele eu corria o risco de escolher a carreira errada e largar a faculdade logo no início”, afirma Bruna.


   

NOTÍCIAS ANteriores:
19/06/2006
China investe para suprir escassez de mão-de-obra
16/06/2006
Japão aprova lei para tentar reduzir suicídios
15/06/2006
Executivos viram professores em MBAs
14/06/2006
Brasil cria camisinha com látex nativo
13/06/2006
Vereadores recebem o Troféu Joinha
13/06/2006 PUC cria curso para formação de especialistas em bebês
13/06/2006 Santander cria crédito para mestrado e MBA
12/06/2006 Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
09/06/2006
Programa Saúde da Escola para melhorar o rendimento dos alunos
08/06/2006
Experiência escolar pernambucana