HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

capital humano
23/08/2006
Carro é o maior sonho de consumo dos paulistas

 

Priscila Albino

As empresas Sampling Pesquisa de Mercado e Limite Pesquisa de Marketing, abordaram 1.495 pessoas no Estado de São Paulo, entre junho e julho de 2005 perguntando "qual o seu sonho de consumo", sendo contabilizadas respostas espontâneas e únicas. Foi constatado que o sonho dos paulistas é possuir carro.

Na estatística geral 23 % dos paulistas querem adquirir um carro. Quando a classificação se distingue entre homens e mulheres, o carro se torna mais importante para os homens (29%), já para as mulheres o maior sonho de consumo é a casa própria (22%). Divididos em faixa etária o sonho de um veículo é maior para os jovens, conquistando o primeiro lugar até os 44 anos. Um fato curioso na divisão de faixa etária é que uma grande porcentagem (34%) das pessoas com idade superior a 59 anos disseram não ter nenhum “sonho de consumo”.

Quando se divide entre solteiros, casados, viúvos/separados/divorciados e outros o sonho não se modifica muito. O carro só perde para a “turma” dos viúvos/separados/divorciados, cujo primeiro lugar é de não possuir “nenhum sonho “(26% ). Independente da escolaridade o carro continua sendo um sonho de consumo para os paulistas, todos os níveis escolares destacaram o sonho do veículo. Em relação à renda mensal os resultados variam. Quem tem menos renda sonha com a casa própria (32%) e quem tem a renda mais alta tem o “sonho de consumo” comum entre os paulistas, adquirir um veículo(29%).

A pesquisa ainda é dividida entre regiões, destacando a cidade de Sorocaba que não possue o sonho de adquirir um veículo e sim a casa própria. “A pesquisa revelou que os sonhos de consumo dos paulistas estão relacionados com itens tradicionais e não a modismo” conclui Sérgio Augusto Rodrigues, um dos estatísticos responsáveis pela pesquisa quando questionado sobre a importância dela. O sonho de consumo mais citado entre os paulistas é igual ao sonho de consumo dos brasileiros: "o bom e velho carro".

Confira a pesquisa na íntegra

   

nOTÍCIAS ANteriores:
22/08/2006
Cachaça vira curso superior
22/08/2006
Empresa cria revista para colaboradores com deficiência visual
22/08/2006
Alunos aprendem inglês fazendo Trekking
22/08/2006
Brasil já tem site de recrutamento específico para moda
22/08/2006
Estagiários são responsáveis por programa de responsabilidade social interno
22/08/2006
Brasil vira exportador de mão-de-obra qualificada
22/08/2006
Empresas aprendem a encarar câncer de frente
18/08/2006
Escola não dá peixe, ensina a pescar
17/08/2006
Supermercados de SP têm cota de 30% para negros
16/08/2006
Número de cursos tecnológicos cresce 600% em dez anos