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14/09/2004
Improviso e congestionamento marcam estréia de túnel na Rebouças

O túnel de R$ 97,4 milhões construído no cruzamento das avenidas Rebouças e Brigadeiro Faria Lima teve engarrafamentos e não evitou que os automóveis se deslocassem em velocidades semelhantes às dos pedestres.

O corredor de ônibus de R$ 10,5 milhões, com faixa exclusiva à esquerda, aumentou a velocidade dos coletivos nesse eixo e reduziu quase pela metade a duração da viagem da zona sul ao centro.

As duas obras são da Prefeitura de São Paulo, foram liberadas no final de semana e tiveram nesta segunda-feira seu primeiro dia útil de teste --marcado pelo improviso. A ausência de calçadas ao longo das vias e a presença de passarelas provisórias facilitaram acidentes.

Duas mulheres foram atropeladas: uma mulher de 73 anos, pela manhã, na avenida Rebouças; e outra de 72 anos, à tarde, por um motociclista, numa faixa de pedestres da avenida Professor Francisco Morato, continuação da Rebouças e por onde passam os ônibus do corredor Passa Rápido.

Obras
O novo túnel, batizado de Jornalista Fernando Vieira de Mello, foi aberto ao tráfego praticamente dois meses antes da previsão --e a menos de um mês da eleição, na qual a prefeita Marta Suplicy (PT) é candidata. Suas obras já haviam provocado transtornos em bairros como Consolação e Pinheiros.

Quem pensava que a liberação da passagem subterrânea representaria um alívio ao trânsito ficou frustrado. Motoristas estiveram parados em engarrafamentos dentro da própria obra, até mesmo fora dos horários de pico. À tarde, os carros trafegavam numa velocidade média de 8 km/h --pedestres andam a 6 km/h. Já os ônibus circulavam a 17 km/h.

Apesar dos atropelamentos e da lentidão no trânsito ao longo das avenidas Rebouças/Eusébio Matoso/Francisco Morato, a prefeitura comemorou as vantagens aos passageiros de ônibus.

O percurso dos coletivos da rua da Consolação (centro) ao Campo Limpo (zona sul) foi feito em, no máximo, 41 minutos --contra mais de 75 minutos até então. "O pobre está feliz da vida. Só não estou soltando foguete porque não posso fazer campanha para a prefeita", disse Gerson Bittencourt, secretário dos Transportes.

Monitoramento
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a SPTrans (que cuida do transporte coletivo) mandaram 410 homens para monitorar as imediações do túnel e do Passa Rápido.

Mesmo assim, às 15h, conforme relatório da CET, a Rebouças era a avenida líder em congestionamentos em São Paulo, com 4,3 km parados no sentido bairro-centro, praticamente toda a sua extensão. A situação era considerada inusitada por superar até as marginais Pinheiros e Tietê.

A lentidão para os carros foi agravada pelas obras de aterramento da fiação aérea da Eletropaulo, contratadas pela prefeitura, e que deixaram alguns trechos da via com somente duas, em vez de três faixas. Embora a da esquerda seja exclusiva para os ônibus, ela foi invadida por motoristas --sem a punição dos fiscais.

As informações são da Folha de S.Paulo.

   

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