Em contraste com o Brasil apodrecido
que vem de cima, existe uma série de invenções que vêm de
baixo de um Brasil fértil. São idéias simples, baratas e que
trazem altos resultados. É o caso da invenção do professor-visitador.
A experiência está ocorrendo em Taboão da Serra, um município
da região metropolitana de São Paulo. O professor recebe dinheiro
se visitar, semanalmente, a casa de seus alunos. O que, inicialmente,
poderia ser encarado apenas como um bônus, virou um jeito
de melhorar a educação.
Descobriu-se que, com essa visita, o aluno e seus pais passaram
a valorizar mais a escola, participando das reuniões. Os professores
aprenderam a conhecer melhor seus alunos, podendo ajudá-los
melhor.
Ganhou o professor (inclusive financeiramente), ganhou a escola,
os alunos e a comunidade. É isso o que acontece quando se
estabelecem relações de confiança pública --coisas que mensalões
e mensalinhos ajudam a destruir. Ao contrário da corrupção,
em educação se pode, muitas vezes, fazer ações com menos dinheiro
do que se imagina.
Professores
visitam casa de seus alunos
Centro de São
Paulo educa professores da rede municipal
Professor
comunitário
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Coluna originalmente publicada na
Folha Online, na editoria Pensata.
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